Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 11:36:15
Geral

Mais de 1.200 luminárias led já foram instaladas pela Cocel

Mais de 1.200 luminárias led já foram instaladas pela Cocel

 Iluminar melhor e economizar energia elétrica – es­tes são os objetivos da maior ação de melhoria na iluminação pública já realizada no município. A Com­panhia Campolarguense de Energia – Cocel iniciou a subs­tituição das luminárias convencionais por modelos led em 2017 e o objetivo da concessionária é dar continuidade ao projeto até que toda a área urbana seja contemplada, utili­zando o recurso economizado em energia para investir em novos equipamentos eficientes.

A primeira etapa de substituições foi realizada através do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulamenta­do e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Foram instaladas 774 novas luminárias, resultando na economia mensal de 62.000 kWh (quilowatts hora). A se­gunda etapa está sendo realizada com recursos da Prefeitu­ra Municipal de Campo Largo - serão mais 2.300 luminárias instaladas. Quando esta segunda etapa estiver concluída, 16% de toda iluminação pública do município será eficien­te e a economia no consumo de energia será de quase R$ 100 mil mensais.

O presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, afirma que o investimento nas luminárias mais eficientes é totalmente revertido em favor da comunidade campo-lar­guense. “O valor que está sendo economizado será utilizado para adquirir mais luminárias eficientes para que o projeto atenda também os bairros”, explica Chemin. Além do anel central, a Avenida Ayrton Senna da Silva já conta com ilu­minação em led em toda sua extensão. A Rua João Stukas (principal via de acesso aos bairros Botiatuva e Três Rios, entre outros) está com as substituições em andamento e os bairros Abranches Guimarães (Popular Velha), Joaquim Ce­lestino Ferreira (Popular Nova) e Partênope terão as luminá­rias substituídas ainda no primeiro semestre de 2019.

A mudança na iluminação é realizada de acordo com critérios técnicos, que levam em consideração a largura da via, o espaçamento entre postes e o trânsito de veículos e pedestres – entre outras características. “Para cada etapa de substituições é feito um projeto para garantir que as no­vas luminárias proporcionem o máximo de eficiência. Como a região central já está totalmente atendida, as próximas substituições vão contemplar as vias de maior movimento que dão acesso aos bairros e em seguida as ruas dos bair­ros próximos” – completa Chemin. O presidente da Cocel ressalta ainda que as novas luminárias já estão preparadas para formar um sistema integrado, o que possibilitará que sejam transmitidos dados entre os equipamentos – facilitan­do a manutenção e o gerenciamento de toda a rede.

Eficiência na iluminação pública contribui para a segurança

A gestora do Programa de Eficiência Energética da Co­cel, Schirlei Cequinel Kotovicz, explica que as luminárias led trazem outros benefícios além da economia de energia. “As novas luminárias têm maior durabilidade, maior luminosida­de, proporcionam melhor percepção das cores e dispersam menos luz, contribuindo para o melhor aproveitamento do espaço público, para a segurança e qualidade de vida de to­dos que utilizam das vias”, afirma Kotovicz.

Em média, a economia de energia em relação às tra­dicionais é de 51,7% e pode chegar a 70% - o que equiva­le a mais de R$ 365,00 economizados por ano para cada luminária substituída. “Um dos objetivos da mudança na iluminação pública é estimular o consumidor a utilizar equi­pamentos mais eficientes em suas casas, evitando o des­perdício de energia elétrica”, explica a gestora.