Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 11:45:12
Geral

Noz Pecã pode ser nova opção de renda para produtores rurais de Campo Largo

Produtores rurais de Campo Largo vão conhecer uma nova opção de cultivo que pode se transformar numa excelente opção para o aumento da renda das propriedades rurais do Município

Noz Pecã pode ser nova opção de renda para produtores rurais de Campo Largo

 Produtores rurais de Campo Largo vão conhecer uma nova opção de cultivo que pode se transformar numa excelente opção para o aumento da renda das propriedades rurais do Município. Trata-se da Noz Pecã, uma planta de origem norte-americana, cultivada no Bra­sil desde 1910. É uma planta de grande porte, de clima temperado, que exige solo fundo, compatível com as ca­racterísticas de solo e clima da nossa região.

Os proprietários rurais de Campo Largo estão sen­do convidados para uma palestra sobre a importância do cultivo de Noz Pecã, e a possibilidade de renda com o produto, no próximo dia 11 de fevereiro, às 14 horas, no auditório da Prefeitura Municipal, na Avenida Padre Natal Pigatto, 925 (Centro Administrativo). O palestrante, Ed­son Roberto Ortiz, é um dos maiores conhecedores da planta no país, e falará sobre as técnicas da implantação do cultivo, manejo e comercialização.

A Noz Pecã é uma planta permanente e sua semen­te, além de muito saborosa (sabor doce amanteigado), serve como ingrediente para inúmeros pratos, doces ou salgados. De grande aceitação no mercado, nos últimos 100 anos a planta vem ocupando o lugar de destaque no cultivo de castanhas no Brasil. Ela começa a produzir aos 05 anos de idade. No sul, existem plantações comer­ciais e a Pecã é matéria-prima para grandes indústrias alimentícias, pelo seu potencial nutricional, com desta­que para os antioxidantes, como o selênio, que combate o envelhecimento, e as gorduras boas (mono e poli-insa­turadas), que auxiliam no equilíbrio das gorduras no san­gue e previnem problemas cardiovasculares. Também é importante fonte de minerais, com destaque para o fós­foro e o magnésio, imprescindíveis para a saúde dos os­sos e dos dentes.

A palestra é patrocinada pela indústria de alimen­tos Divinut, do Rio Grande do Sul, que quer implantar um novo polo de cultivo desse vegetal em Campo Largo e região. O acesso à palestra é livre, destinado especial­mente para os produtores rurais interessados em uma nova possibilidade de cultivo e de renda.