Grupo de Campo Largo marca presença na 8ª Caminhada Franciscana, no município de Curitibanos, Santa Catarina.
Entre os dias 11 e 13 de janeiro, foi realizada em Curitibanos, Santa Catarina, a 8ª Caminhada da Juventude, onde mais de 800 pessoas, fiéis vindos de várias cidades do país, participaram. Campo Largo contou com representantes das paróquias Nossa Senhora da Piedade, Santuário do Senhor Bom Jesus, Senhor Bom Jesus da Ferraria e São Sebastião de Bateias. Ao todo eles caminharam 62 Km e puderam trocar experiências com pessoas evangélicas também.
O grupo saiu na quinta-feira (10), por volta das 22h em direção a Curitibanos, eles chegaram à cidade por volta das 5h da manhã. Lá, o primeiro ato foi participar de uma subida em um morro, onde havia o Sino da Paz e uma apresentação teatral, que levava à reflexão “Que imagem eu tenho de Deus?”. O sino tem um significado bastante especial, ele foi trazido de Nagazaki, uma cidade do Japão por um frei e recebeu esse nome por ter acolhido vários imigrantes japoneses após a Segunda Guerra Mundial. Toda vez que se tocava três vezes esse ou outros sinos, era feita uma oração cantada do Pai Nosso.
Também foram momentos de reflexão sobre impureza, personalidade e mudanças de hábitos e vidas, visando uma vida mais próxima de Deus. Também foi a oportunidade de conhecer capelas e igrejas da região. Durante a caminhada, os participantes puderam andar a cavalo, conhecer criações de animais em chácaras da região.
“Todas as pessoas tiveram um momento único durante a caminhada. Algumas entraram achando que alcançariam um objetivo, mas acabaram recebendo uma bênção ainda maior. Eu, por exemplo, participei no ano passado da Caminhada de Campos do Jordão e fui nessa para agradecer como a minha vida mudou. Conforme fui passando pelos lugares, fui tendo outra percepção, a realidade cai diante de nós e vi que tenho muito o que mudar ainda. O frei falou que o jovem carrega a esperança, então quando nós íamos até uma comunidade mais carente, nós levávamos essa mensagem, que é preciso de Deus para mudar o mundo e fazer o melhor”, conta Josiel Valente, um dos participantes.