A Cacileste, presidida pelo campo-larguense Wilson Perussolo, recebeu certificação prata pela qualidade em gestão.
A Cacileste – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná, que representa as associações da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, presidida pelo campo-larguense Wilson Perussolo, foi certificada com selo prata pela qualidade em Gestão.
O Programa de Certificação em Gestão (PCGF) é executado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – Faciap em parceria com o Sebrae. A certificação é dada às coordenadorias e associações que cumprem requisitos para eficiência da gestão, avaliando eixo de finanças, pessoas, planejamento, desenvolvimento local e outros, sendo que os que atingem maiores nota ganham a premiação.
Esse foi o primeiro certificado da Cacileste, uma das 12 coordenadorias do Paraná. A Coordenadoria era Caciaspar há cerca de 20 anos e mudou de nome há cerca de dois anos com a presidência do Wilson. Campo Largo sempre esteve auxiliando essa coordenadoria, a qual representa 29 cidades e 25 associações. É responsável por dar suporte e amparo às associações e fazer uma ligação com a Federação.
Atualmente a Cacileste dá treinamentos e realiza reuniões mensais nos municípios. A certificação foi pela qualidade na gestão e com grande destaque ao trabalho de treinamentos realizados. Em 2018 realizaram uma das maiores convenções das associações, na qual foram discutidos temas bem relevantes e foi lançada a Academia Nacional de Lideranças, idealizado pela Cacileste. O programa é referência em termo de capacitação associativista, com formação para gerentes e executivos de associações. Foram responsáveis por desenvolver e aplicar essa capacitação, com conteúdo que já foi disseminado.
Nos treinamentos trabalharam muito sobre finanças, orçamento e executivo de vendas para vender melhor os produtos da associação comercial. “Eixo de capacitação era a principal necessidade”, comenta Wilson, pois foi realizado um diagnóstico para saber aonde atuar. Com o resultado, outras coordenadorias já procuraram a Cacileste para também levarem estas ideias a outras associações.
O selo de certificação foi uma conquista colaborativa, pois as associações foram bem participativas e permitiram esse resultado. A atual gestão quebrou paradigmas e passou a ir até as associações, ao invés de esperar que cada uma procurasse apoio, oferecendo também treinamentos descentralizados.
Pelo trabalho prestado, Wilson foi convidado a ficar por mais dois anos na presidência e se mantém a mesma diretoria, com a inclusão de Marcelo Weber como presidente de assuntos de economia. Ja fazem parte atualmente Juliano Bregoli e Rafaela Costa, ex e atual gerente da Acicla, respectivamente. Na diretoria também fazem parte integrantes de diferentes municípios para pulverizar a administração – como de Fazenda Rio Grande, São José, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Araucária e Matinhos.
Para o próximo ano querem buscar o ouro e também ser referência em treinamentos associativistas do nível regional para o estadual. “Vamos levar ferramentas adequadas para as associações comerciais, pois mais fortes deixam o comércio mais forte e cidade mais preparada. Melhorar a qualidade do serviço para os empresários se sentirem mais atraídos a participar e usarem do serviço da associação. Assim, a cidade cresce como um todo e fica competitiva”, ressalta Wilson, que é empresário do ramo gráfico, integrante do Comitê gestor do Pro-Metrópole, do Conselho Orientador da Acicla, instrutor de cursos e membro do Conselho de Administração da Faciap.