Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 12:38:11
Geral

Parceria permitirá cirurgias pediátricas de alta complexidade

Hospital Infantil Waldemar Monastier, Governo do Para­ná e Instituto Neurológico de Curitiba firmam parceria para atender casos de alta complexidade.

 

Parceria permitirá cirurgias pediátricas de alta complexidade

Cirurgias pediátricas cerebrais de alta complexidade, em pacientes que apresentam tumores, poderão ser feitas gratui­tamente no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC). Serão disponibilizadas duas cirurgias por mês em pacientes enca­minhados pela equipe do Hospital Infantil Waldemar Monas­tier, de Campo Largo.

Para formalizar a cooperação, a governadora Cida Bor­ghetti assinou na sexta-feira (07), em Curitiba, convênio que envolve parceria entre a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), que gerencia o Hospi­tal Waldemar Monastier, e o Instituto de Neurologia habilitan­do a realização dessas cirurgias.

“Uma demonstração bem-sucedida na área da saúde, uma possibilidade de salvar vidas, de cuidar dessas crianças que precisam tanto de atenção e um atendimento de referên­cia”, destacou a governadora.

O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, reforçou o compromisso do Estado em possibilitar atendimento de qua­lidade à população. “Serviço de excelência é atender as pes­soas que mais precisam e não as que podem pagar”, afirmou.

Inédito

De acordo com o presidente da Funeas, Domingos de Melo Trindade Guerra, o hospital fará uma triagem dos casos mais graves e o INC fará o atendimento dessas crianças. Ele disse que esse é um modelo inédito, já que essas cirurgias não terão custo algum para o Estado.

“É um convênio histórico, onde o INC custeará esse atendimento e a equipe do Hospital Waldemar Monastier vai coordenar o processo e acolher as famílias dessas crianças. Nós temos uma casa de acolhimento para dar suporte à famí­lia durante essa jornada de tratamento”, destacou.

As cirurgias serão custeadas por meio do Projeto INC Neuro KIDs, desenvolvido pelo Instituto de Neurologia por meio de parcerias com a iniciativa privada para ampliar o nú­mero de atendimentos ambulatoriais, cirúrgicos e de reabi­litação de crianças carentes com tumor cerebral. A ideia do projeto é conseguir apoiadores entre pessoas físicas e jurídi­cas para custear as despesas dos procedimentos realizados a crianças carentes.

De acordo com a diretora do INC, Regina Ramina, os médicos e a parte hospitalar são gratuitos. A parceria em re­cursos é feita com o setor empresarial. “Vamos oferecer toda a nossa estrutura para fazer a diferença na vida dessas crian­ças carentes que precisam de um atendimento de alta com­plexidade”, disse.

Presente

Para o diretor-geral do Waldemar Monastier, Germano Krieger Neto, essa parceria é um presente ao Estado do Pa­raná. “Nós faremos a avaliação e triagem, vamos encami­nhar as crianças e coordenar todo esse processo para que elas possam fazer a cirurgias no INC, que é referência nes­sa área”, destacou.

Inaugurado em 2003, o Instituto de Neurologia de Curiti­ba (INC) é considerado pioneiro na América Latina no uso de tecnologia de ponta em cirurgias de tumores cerebrais. Tam­bém é centro de referência em alta complexidade e tratamen­to de patologias como tumores da base do crânio, epilepsia, parkinson, tumores cerebrais, aneurismas e tumores da base do crânio.