Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 11:40:10
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Black Friday é oportunidade para impulsionar vendas de final de ano e conquistar novos clientes

Na próxima sexta-feira (23), acontecerá em todo o Brasil, a Black Friday. Gerente da Acicla explica que é uma grande oportunidade para os dois la­dos – clientes e lojistas

 Black Friday é oportunidade para impulsionar vendas de final de ano e conquistar novos clientes

Na próxima sexta-feira (23), acontecerá em todo o Brasil, a Black Friday. Apesar de ser uma data tra­dicionalmente americana, que surgiu em 2005, na Filadélfia – Pensilvânia, é sempre realizada após o Dia de Ação de Graças, quando há possibilidade de comprar di­versos produtos com descontos arrasadores. Os brasileiros começaram a aderir à data em 2010, quando a edição foi completamente online, agora já estende a estabelecimen­tos físicos também.

Rafaela Costa Bregoli, gerente da Acicla, explica que a Black Friday é uma grande oportunidade para os dois la­dos – clientes e lojistas. “Para o cliente, é a oportunidade de comprar um produto de qualidade com desconto real e para o lojista é mais uma data para alavancar as suas ven­das, assim como Dia das Crianças, Mães, Pais, Namorados e Natal, por exemplo. Já foi comprovado que as vendas pra­ticamente triplicam para as pequenas empresas, surgindo a possibilidade de concretização de negócio, conquistar no­vos clientes que passarão a ser um cliente fiel.”

Para participar da Black Friday é importante que o co­merciante tenha um bom estoque, pois, segundo Rafaela, a premissa básica é que precisa ter um bom número da mer­cadoria em estoque e que possa oferecer nelas bons des­contos, sem alteração de preços – simulando um desconto. “O comerciante só sai prejudicado se não participa da Black Friday. Se ele não atrair clientes com descontos, essas pes­soas vão procurar o concorrente que oferece uma condição melhor, muitas vezes da mesma mercadoria. As pessoas procuram nesta data empresas que oferecem esses atrati­vos e não oferecê-los agora pode afetar as vendas de Na­tal também”, alerta.

A primeira parcela do décimo terceiro salário, paga ge­ralmente no dia 20 de novembro, antecedendo assim a Bla­ck Friday, também favorece o volume das vendas, já que, de acordo com a gerente, existem perfis que buscam já adian­tar as compras de Final de Ano. O tempo que a promoção permanece depende diretamente do volume de estoque, essa pode ser uma oportunidade para renovar e vender pro­dutos-tendência no Natal.

Todos participam

É possível expandir as vendas também em ramos ali­mentícios, como mercados e açougues. “É algo diferente, mas com uma boa estratégia de divulgação é plenamen­te possível realizar. Se você tem três mercados e um deles oferece descontos, será este o que irá lucrar ainda mais no período”, relata.

O setor de serviços também pode trabalhar com a Black Friday, sendo, inclusive uma oportunidade de fechar gran­des negócios e trabalhos para todo o ano, aumentando o banco de dados de contatos, fazendo com que o percentual de lucro seja aumentado.

Físico x E-commerce

Como a Black Friday começou, no Brasil, pela internet, a tendência é que ela seja mais forte do que o comércio físi­co, porém, o bom atendimento é capaz de atrair muito mais clientes. “Não tem como um sistema substituir um atendi­mento encantado, o que uma pessoa física pode fazer. Os colaboradores precisam entender dos produtos que estão vendendo, saber tirar dúvidas e se mostrarem seguros da­quilo que estão falando, gerando um sentimento agradável, uma visão positiva desse estabelecimento. Por isso, nunca é demais investimentos em treinamentos, pois, por mais que a pessoa já tenha sido treinada, ela precisa estar em cons­tante aprendizagem, colocando em prática novas táticas de venda, fidelizando assim os clientes”, aconselha.

Outra possibilidade é a participação de promoções, como o Natal Dourado, promovido pela Acicla. “Isso é algo que é medido também pelos clientes. Pois, além dos clien­tes aproveitarem os descontos, também conseguirão par­ticipar de uma promoção que dará um bem de bastante valia, como carros, motos e vales-presentes. Os comercian­tes ainda podem fazer adesão até a próxima semana – que também recebem um banco de dados para usar durante o ano”, finaliza.