Na próxima sexta-feira (23), acontecerá em todo o Brasil, a Black Friday. Gerente da Acicla explica que é uma grande oportunidade para os dois lados – clientes e lojistas
Na próxima sexta-feira (23), acontecerá em todo o Brasil, a Black Friday. Apesar de ser uma data tradicionalmente americana, que surgiu em 2005, na Filadélfia – Pensilvânia, é sempre realizada após o Dia de Ação de Graças, quando há possibilidade de comprar diversos produtos com descontos arrasadores. Os brasileiros começaram a aderir à data em 2010, quando a edição foi completamente online, agora já estende a estabelecimentos físicos também.
Rafaela Costa Bregoli, gerente da Acicla, explica que a Black Friday é uma grande oportunidade para os dois lados – clientes e lojistas. “Para o cliente, é a oportunidade de comprar um produto de qualidade com desconto real e para o lojista é mais uma data para alavancar as suas vendas, assim como Dia das Crianças, Mães, Pais, Namorados e Natal, por exemplo. Já foi comprovado que as vendas praticamente triplicam para as pequenas empresas, surgindo a possibilidade de concretização de negócio, conquistar novos clientes que passarão a ser um cliente fiel.”
Para participar da Black Friday é importante que o comerciante tenha um bom estoque, pois, segundo Rafaela, a premissa básica é que precisa ter um bom número da mercadoria em estoque e que possa oferecer nelas bons descontos, sem alteração de preços – simulando um desconto. “O comerciante só sai prejudicado se não participa da Black Friday. Se ele não atrair clientes com descontos, essas pessoas vão procurar o concorrente que oferece uma condição melhor, muitas vezes da mesma mercadoria. As pessoas procuram nesta data empresas que oferecem esses atrativos e não oferecê-los agora pode afetar as vendas de Natal também”, alerta.
A primeira parcela do décimo terceiro salário, paga geralmente no dia 20 de novembro, antecedendo assim a Black Friday, também favorece o volume das vendas, já que, de acordo com a gerente, existem perfis que buscam já adiantar as compras de Final de Ano. O tempo que a promoção permanece depende diretamente do volume de estoque, essa pode ser uma oportunidade para renovar e vender produtos-tendência no Natal.
Todos participam
É possível expandir as vendas também em ramos alimentícios, como mercados e açougues. “É algo diferente, mas com uma boa estratégia de divulgação é plenamente possível realizar. Se você tem três mercados e um deles oferece descontos, será este o que irá lucrar ainda mais no período”, relata.
O setor de serviços também pode trabalhar com a Black Friday, sendo, inclusive uma oportunidade de fechar grandes negócios e trabalhos para todo o ano, aumentando o banco de dados de contatos, fazendo com que o percentual de lucro seja aumentado.
Físico x E-commerce
Como a Black Friday começou, no Brasil, pela internet, a tendência é que ela seja mais forte do que o comércio físico, porém, o bom atendimento é capaz de atrair muito mais clientes. “Não tem como um sistema substituir um atendimento encantado, o que uma pessoa física pode fazer. Os colaboradores precisam entender dos produtos que estão vendendo, saber tirar dúvidas e se mostrarem seguros daquilo que estão falando, gerando um sentimento agradável, uma visão positiva desse estabelecimento. Por isso, nunca é demais investimentos em treinamentos, pois, por mais que a pessoa já tenha sido treinada, ela precisa estar em constante aprendizagem, colocando em prática novas táticas de venda, fidelizando assim os clientes”, aconselha.
Outra possibilidade é a participação de promoções, como o Natal Dourado, promovido pela Acicla. “Isso é algo que é medido também pelos clientes. Pois, além dos clientes aproveitarem os descontos, também conseguirão participar de uma promoção que dará um bem de bastante valia, como carros, motos e vales-presentes. Os comerciantes ainda podem fazer adesão até a próxima semana – que também recebem um banco de dados para usar durante o ano”, finaliza.