Não é de hoje a reclamação dos diversos casos de furtos no Cemitério Santo Ângelo. Além da tristeza de perder entes queridos, familiares precisaram estar sempre se preocupando com furtos de placas e pu
Não é de hoje a reclamação dos diversos casos de furtos no Cemitério Santo Ângelo. Além da tristeza de perder entes queridos, familiares precisaram estar sempre se preocupando com furtos de placas e puxadores de bronze e agora até mesmo as portas de alumínio estão sendo roubadas. Nesta última semana foram vários furtos de alumínio durante a noite.
“Eu e minha mãe iríamos na quinta-feira fazer a limpeza, mas uma conhecida foi antes e nos informou que no túmulo do meu pai haviam retirado a porta de alumínio. Hoje fomos conferir e acho que mais de 30 portas foram retiradas”, lamenta uma leitora. Edenilson de Oliveira, chefe de divisão da Central de Luto, afirma que estão fazendo a relação dos túmulos danificados e que quanto a essa situação já conseguiram identificar um suspeito de tirar alumínio para vender, que faz isso porque tem um receptador, mas ainda não identificado. Para dar apoio no caso, vão pedir ajuda da Guarda Municipal.
Foi solicitado à Prefeitura Municipal mais iluminação no cemitério, para tentar inibir essas ações. Segundo Edenilson, os servidores que trabalham durante o dia são orientados a ligar para a Guarda Municipal ou Polícia Militar caso presenciem usuários de drogas ou pessoas suspeitas, mas que infelizmente à noite não há segurança, momento em que esses marginais agem. “Até furtam as torneiras de plástico. Estão roubando tudo o que podem. Os puxadores de bronze e placas de bronze, quem tem túmulo já está evitando colocar para não roubarem”, comenta Edenilson. A situação de abandono por parte de alguns proprietários também foi motivo de reclamação e matéria no jornal, mas que segundo ele já vem sendo regularizado após a atualização de cadastros realizada pela Prefeitura, pois assim conseguem entrar em contato direto com os responsáveis pela manutenção.