Passou a funcionar também o Centro de Imagem do Hospital, com exames de tomografia e mamografia
Diante de autoridades do Estado e Município, foi inaugurado nesta terça-feira (02) os 45 leitos de UTI do Hospital do Centro, antigo Hospital Nossa Senhora do Rocio. A unidade estava fechada desde outubro de 2014, quando aconteceram as chuvas de granizo, que acabaram inundando a ala. A manutenção será feita por meio de recursos provenientes do Estado do Paraná e do Governo Federal, através do SUS. A previsão é que na próxima semana já comece a receber pacientes. A ala funcionará com uma equipe de 125 profissionais novos.
O Hospital foi destacado em discurso pelo Secretário de Saúde do Paraná, Antonio Carlos Nardi, como uma referência nacional no atendimento de pacientes e também em estrutura. O Hospital do Rocio e o Hospital do Centro recebem pacientes de todo o Estado do Paraná, por meio da Central de Regulação, e também do país, pelo atendimento de Alta Complexidade, que inclui transplantes, além de manter a maioria dos atendimentos feitos via SUS.
“O repasse feito pelo Ministério da Saúde era insuficiente para garantir a qualidade do tratamento que os pacientes do Paraná merecem. Por isso, foi preciso aguardar toda a articulação política do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde para que pudessemos, com o Ministério da Saúde, fazer uma parte do financiamento e nós legalizássemos, mesmo no período eleitoral, visto que a lei proíbe. Nós conseguimos uma autorização especial para entregar esses 45 leitos”, explicou o secretário Nardi em discurso aos pacientes que aguardavam para a realização dos exames.
O médico e diretor do Hospital do Rocio, Luiz Ernesto Wendler, salientou que se não fosse o aporte do Governo do Estado, esses leitos não poderiam ser abertos. “O valor que é repassado por dia por paciente, para tudo, incluindo equipe médica, exames, imagem, assistência, oxigênio, tudo, é de R$ 480, e fica inviável manter a UTI com esse valor. Então o Estado qualificou, ou seja, complementou com mais R$ 302 que torna possível a manutenção desses leitos”, disse.
Além disso, ambas as autoridades ressaltaram a importância da reabertura dos exames de tomografia da unidade, possibilitando que pacientes, que tinham solicitações de exames de dois anos atrás, pudessem fazê-los. Em média, o Hospital irá realizar 130 tomografias, 50 mamografias e 60 ecocardiogramas por dia.
O prefeito Marcelo Puppi deu as boas-vindas aos pacientes que estavam à espera do exame e vieram de outras regiões do Paraná, destacando que Campo Largo passou de terra da cerâmica para terra da Saúde.
Outubro Rosa
Aproveitando que falava a um grande público, Nardi destacou a importância das mulheres se cuidarem e buscarem realizar os exames de prevenção ao câncer de mama e câncer no colo do útero.
O secretário salientou a importância da necessidade em fazer o autoexame da mama, buscar os serviços de Saúde e realizar a mamografia, que é garantida pelo Governo do Estado, assim como a coleta do exame preventivo de câncer de colo uterino. Ele também lembrou que as mães de crianças entre 09 e 15 anos, dos sexos feminino e masculino, devem buscar os postos de saúde para vacinar seus filhos contra o HPV, prevenindo, assim, o câncer de colo no útero ou o câncer no pênis no futuro.