Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 01:33:01
Geral

Ônibus Lilás orienta mulheres em casos de violência doméstica

O fortalecimento da proteção às mulheres é o foco deste Programa de ajuda e reconstrução de vida. O Ônibus Lilás estará na Praça Getúlio Vargas nesta segunda-feira a partir

Ônibus Lilás orienta mulheres em casos de violência doméstica

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através de parceria com Programas de Assistência do Governo do Estado de Paraná, traz ao município o Ônibus Lilás, que estará na Praça Getúlio Vargas (do Museu) hoje (17), dias 18 e 19 próximos, para orientar e encaminhar mulheres vítimas de agressão doméstica, a serviços públicos especializados.

A Unidade Móvel de Atendimento à Violência contra as Mulheres, conhecida como "Ônibus Lilás", percorre municípios do Paraná fornecendo orientações, fazendo os encaminhamentos necessários e atendimentos psicossocial, de saúde e jurídico, às mulheres agredidas fisicamente e psicologicamente.

O Ônibus Lilás vem fornecer maior visibilidade à divulgação dos direitos da mulher e enfrentamento das situações de violência por elas vivenciadas.

As equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social estarão prestando atendimentos a partir das 13h, nestes três dias citados, gratuitamente. Estarão presentes equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da Secretaria Municipal de Saúde, a 5ª Promotoria do Ministério Público - Dr. Guilherme Perini, a Guarda Municipal, a Delegacia - pela pessoa da Mara, e a OAB (Comissão da Mulher).

Proteção às Mulheres

No mês que a Lei Maria da Penha completou 12 anos (agosto), o Ônibus Lilás vem percorrendo as dez regionais da cidade de Curitiba, levando orientação e informação sobre violência – seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral - acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços.

Dados levantados pelos Ministérios Públicos estaduais apontam que, entre março de 2016 e março de 2017, oito mulheres morreram por dia, em todo o país, em decorrência da violência, os chamados feminicídios. Em 2017, o Paraná registrou, por dia, 90 casos de violência contra a mulher, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.

Além disso, o número de inquéritos policiais envolvendo o feminicídio vem aumentando desde 2015, de acordo com dados divulgados pelo Ministério Público do Paraná.

No primeiro levantamento, foram 127 processos instaurados e 118 denunciados pelo MPPR. Em 2016, foram 171 instaurados e 147 denunciados. No ano passado, foram 175 inquéritos policiais concluídos pela Polícia Civil, que foram encaminhados ao MPPR, e 149 foram denunciados.

Já nos primeiros seis meses de 2018, foram 82 inquéritos e 60 casos denunciados.

Maiores informações: Praça Getúlio Vargas, das 13h às 17h, dias 17, 18 e 19 de setembro.