Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 01:22:39
Geral

O que diz o silêncio?

Muitas vezes o silêncio tem muito a dizer, carregando em sua aparente falta de palavras uma intensidade tamanha de sentimentos, uma grande carga emocio­nal

O que diz o silêncio?

Ao contrário do que possa parecer, muitas vezes o si­lêncio tem muito a dizer, carregando em sua aparente fal­ta de palavras uma intensidade tamanha de sentimentos, uma grande carga emocional, às vezes mais significativa do que uma enxurrada de palavras.

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tem­pestades. O silêncio também pode corresponder à refle­xão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós.

Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza. Outras vezes, o silêncio é desistência, quando se che­ga à conclusão que não vale a pena insistir em algo ou alguém, tentar convencer, clamar por atenção e recipro­cidade. Pode também significar desapego, libertação, li­vramento. Esvaziamento de algo que já não faz mais sentido.

Também pode o silencio refletir felicidade, certezas, convicção e força. Sabermos os momentos certos para calarmos e guardarmos para nós aquilo que pensamos nos salva de problemas dispensáveis.

Nem sempre estamos prontos para expressar nos­sos pontos de vista, nem sempre conseguimos verbali­zar o que queremos, o que temos dentro de nós e muitas vezes nos privamos de conflitos quando optamos por não falar.

O ideal seria que pensamento e palavras convives­sem harmonicamente, de forma que um não atropelasse o outro ou a nós mesmos, colocando-nos em situações constrangedoras, por impulso. Palavras, após ditas, não voltam mais, deixando suas marcas.

Quando o silêncio tem o objetivo de calar sentimen­tos fortes, pode internalizar angústias e nos fazer mal, di­minuindo nossa confiança e vitalidade. Quando, porém, é uma atitude pensada e voltada para o autocuidado, pode ser valioso e nos auxiliar a caminhar com mais leveza rumo aos nossos objetivos.

Fonte: Adriana - CVV Araraquara (SP). O CVV atua gratui­tamente na prevenção do suicídio desde 1962 e quem precisar de ajuda pode entrar em contato pelo www.cvv.org.br/quero­-conversar/ e iniciar uma conversa pelo chat, ou ligar 188 (24 horas e sem custo de ligação), por e-mail ou até mesmo enviar uma carta ou agendar conversa pessoalmente com um volun­tário do CVV em horário comercial.