Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 02:21:26
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Reino da Loucinha tem nota histórica no Ideb

A Escola Municipal Reino da Loucinha está comemorando a nota 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, bem acima da média nacional

Reino da Loucinha tem nota histórica no Ideb

A Escola Municipal Reino da Loucinha teve a me­lhor nota da história do Município e bem acima da média nacional. Toda a equipe da escola, alu­nos e pais estão comemorando o resultado, a nota 7,5, a qual era uma meta estimada para o ano 2021, mas que já foi conquistada.

Desde 2007, o Reino da Loucinha vem registrando no­tas acima da média. Sendo 6,5 em 2007; 6,4 em 2009; 6,5 dois anos depois, então 6,9; em 2015 tiraram a nota 6,6. Até então, a maior nota do município tinha sido 7.

Sandra Mara Boaron, diretora da escola, acredita que uma escola chega a uma nota como essa pela dedicação do professor, que acredita na educação e investe no alu­no, como também pelo trabalho em equipe - dos professo­res, alunos, equipe pedagógica, equipe administrativa, fun­cionários e APMF. Acreditam que todo aluno tem condição de aprender desde que seja investido nele, e é preciso crer no seu potencial. Nenhuma criança é igual e precisa da per­cepção dos professores.

Ainda mais para uma escola com 920 alunos chegar a um resultado como esse é motivo ainda maior de come­morar. Foram quatro turmas de 5º ano avaliadas e, segun­do Sandra, todos têm que ter o mesmo caminhar, o mesmo objetivo. “Quando todos trabalham pelo único objetivo o su­cesso vem”, enfatiza. Eram professoras de 5º ano no perí­odo da avaliação, em 2017, Edineia Tavares, Tania de Ma­man, Rose Krizanovski e Ana Cláudia Soek.

“O resultado começa na entrada da criança na edu­cação infantil, com mesma linha de trabalho, seguindo a matriz curricular do município. Os professores planejam junto com o pedagogo, organizam material de trabalho em sala de aula e aplicam com metodologia própria do professor, mas seguem a linha da escola”, explica San­dra, acrescentando que a matriz curricular do Reino da Loucinha foi implantada em todo o município em 2012, vem recebendo atualizações e desde então subiu o ín­dice do Ideb também em outras instituições. O trabalho também é direcionado pelo Pnaic – Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa.

Com o resultado do Ideb, a escola também recebe um relatório com as conquistas dos alunos e o que precisa me­lhorar. Trabalharam com os dados do último Ideb, viram o que não estava bem e trabalham em cima disso para con­quistar uma nota maior. Agora, já sabem o que precisam melhorar para o próximo Ideb. “Manter a nota é tão difícil quanto chegar a ela”, comenta a diretora.

Foi colocada uma faixa na frente da escola em co­memoração ao resultado e no desfile de Sete de Setem­bro tembém celebraram essa conquista. “Trabalhar em equipe nem sempre é fácil, pois todas as pessoas são di­ferentes. Mas quando todos se juntam e unem suas for­ças e trabalham por um mesmo objetivo, os resultados são sempre positivos. Saber trabalhar em equipe é fa­zer com que o esforço individual seja em favor do grupo. E quando isso acontece o sucesso está garantido”, de­clarou a professora Edinea Tavares na página do Face­book da escola.

Nenhum estado atinge a meta do Ideb 2017 no Ensino Médio

No ensino médio, nenhum estado atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Além disso, cinco estados brasileiros apresenta­ram redução no valor do índice. Após três edições conse­cutivas sem alteração, o Ideb do ensino médio avançou apenas 0,1 ponto em 2017. Apesar do crescimento ob­servado, o país está distante da meta projetada. De 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A meta estabelecida para 2017 é de 4,7. O registro positivo vai para o Espírito San­to, estado com o melhor desempenho no país.

"Temos um quadro de crescimento nos anos iniciais, especialmente das redes municipais. Tivemos avanços do sexto ao nono ano, mas ainda insuficientes, e uma estagnação do ensino médio, que cada vez mais se dis­tancia da meta. Há uma necessidade muito grande de fa­zermos logo mudanças estruturantes", disse o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacando a Reforma do Ensino Médio, aprovada no ano passado. “É necessário avançar nessa reforma para trazer este novo ensino mé­dio para o Brasil”, acrescentou.

Anos iniciais

O país segue melhorando seu desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental, alcançando, em 2017, um índice igual a 5,8. A meta proposta foi superada em 0,3 ponto. Apenas os estados do Amapá, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul não alcançaram suas metas. O Cea­rá se destacou, superando a meta proposta para 2017, em 1,4 ponto. Oito estados alcançaram um Ideb maior ou igual a 6,0: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Os estados do Ceará, Alagoas e Piauí apresentaram os maiores crescimentos no período. Ainda é possível ob­servar que os estados de São Paulo, Paraná, Santa Ca­tarina e Minas Gerais detêm os maiores Idebs do país nos anos iniciais do ensino fundamental.

Apenas os estados do Rio de Janeiro, Amapá e Rio Grande do Sul não alcançaram a meta proposta nesta edição, mas também é possível observar que o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul têm desempenho no Ideb superior à média nacional. Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Ceará têm as maiores taxas de aprovação. No outro extremo estão Pará, Sergipe e Bahia.

Anos finais – Os resultados do Ideb mostram que, apesar de o país ter melhorado seu desempenho nos anos finais do ensino fundamental, alcançando, em 2017, um índice igual a 4,7, a meta proposta não foi atingida. Das 27 unidades da Federação, 23 aumentaram o Ideb, todavia apenas sete alcançaram a meta proposta para 2017: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alago­as, Mato Grosso e Goiás. O registro negativo foi a queda do Ideb nos anos finais do ensino fundamental no esta­do de Minas Gerais.

Os progressos mais expressivos foram alcançados por Amazonas, Ceará e Mato Grosso. No outro extremo, com pouca evolução no Ideb, Amapá, Roraima e Rio Grande do Sul. Cabe também destaque para os estados de Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Ceará com os melhores de­sempenhos nos anos finais do ensino fundamental.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para men­surar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos es­tudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na efi­ciência do fluxo escolar. Ou seja, na progressão dos estu­dantes entre etapas/anos na educação básica. Essas duas dimensões, que refletem problemas estruturais da educa­ção básica brasileira, precisam ser aprimoradas para que o país alcance níveis educacionais compatíveis com seu potencial de desenvolvimento e para garantia do direito educacional expresso em nossa constituição federal.