Com preços cada vez mais altos, cidadãos enfrentam dificuldades para manter a casa. Salário mínimo ideal deveria ser 3,99 vezes maior
De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o salário mínimo ideal para que o brasileiro pudesse viver bem, visando cobrir todas as despesas e alcançando todos os objetivos previstos na Constituição, seria de R$ 3.804,06, cerca de 3,99 vezes maior do que hoje está em vigor no Brasil, no valor de R$ 954, que, segundo a própria instituição, seria o valor adequado para agosto de 2000 – falando em números nominais e não em poder de compra.
O salário mínimo foi fixado no Brasil por meio de decreto da Lei nº 185, de 14 de janeiro de 1936, quando Getúlio Vargas ainda era Presidente do País. A lei traz que o salário mínimo deveria ser “nacionalmente unificado, capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e as de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que preservem o poder aquisitivo (...)”.