Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 02:46:48
Geral

As quatro mulheres da vida de Cláudio

Lembram da Calnet? Foi o primeiro provedor de internet de Campo Largo, em 1998, ainda com acesso discado. O dono da empresa, que hoje já não existe mais, é o pai que inspirou a essa matéria, porque ele é aquele pai

As quatro mulheres da vida de Cláudio

Lembram da Calnet? Foi o primeiro provedor de internet de Campo Largo, em 1998, ainda com acesso discado. O dono da empresa, que hoje já não existe mais, é o pai que inspirou a essa matéria, porque ele é aquele pai querido, preocupado, que também motiva os amigos a serem pais – e bons pais -, dá orientações de cuidados, de “macetes” para fazer o bebê dormir e tudo mais que tira as noites de sonos de muitos pais. Para ele, todo mundo deve e merece passar por essa experiência enriquecedora. Seu sonho, inclusive, era ter cinco filhos, mas por recomendação médica três já estava de bom tamanho.

Esse pai é o Cláudio Fricks (50), que encontrou em Campo Largo, na filha da Bernadeth Bonato Favaro e do Celso Favaro, a mulher com quem quer passar toda sua vida. Com Margarete (41), Cláudio teve suas três filhas: Nicole (15), Carolina (13) e Gabriela (10). Soube escolher bem, Margarete foi Miss Campo Largo em 1994 e chegou a ser segundo lugar no Miss Paraná. Nas fotos com as filhas, confunde-se como mais uma irmã.

Ele é nascido em Curitiba e mesmo trabalhando aqui veio definitivamente para Campo Largo para morar com a Margarete em 1999. Hoje, eles trabalham juntos na agência de marketing digital Conectado e atendem todo o Brasil.

Para terem filhos, foi tudo extremamente planejado. Tanto Cláudio como Margerete têm três irmãos, são acostumados com família grande e por isso tinham vontade de ter cinco filhos. Sempre falavam que se tem gente que sustenta uma família com um salário acreditavam que iriam atrás de ter condições para bancar todos os filhos, até por terem o próprio negócio. O fato de terem a empresa, inclusive no mesmo prédio onde moram, dá mais flexibilidade a eles. Mas tiveram que parar na terceira filha, por orientação da médica, já que foram três cesáreas.

Formado em Engenharia Elétrica, Cláudio trabalha no meio digital, mas tem o raciocínio lógico de engenheiro, de oferecer sempre uma solução para o cliente. Isso também coloca em prática como pai. Sempre pensou que não bastava ser pai, tinha que participar, por isso começou a ler muito sobre crianças, como cuidar e educar. Sabia que as situações ocorridas com filhos já foram problemas para muitas pessoas e com certeza alguém já teria escrito sobre o assunto. Então, vai atrás das soluções. “Tem que estudar pra ter filho”, completa ele, que continua lendo para saber orientar da melhor forma as filhas nestas novas fases.

Sempre procurou manter a autoestima das filhas elevada. Quando elas têm atitudes que os pais consideram erradas, falam que o ato foi errado, não julgam a filha em si, e argumentam para que elas entendam. Tudo para eles é na base da conversa, do respeito entre eles.

O jantar é o Cláudio que faz. Eles separam os momentos das refeições para que tenham mais tempo para conversar, contam o que aconteceu durante o dia, falam da rotina e dão conselhos. As filhas também têm oportunidade de opinar no trabalho dos pais e como estão antenadas no mundo digital, sempre têm novas ideias.

A base da família Fricks é o respeito, a conversa, a motivação, orientação, carinho e muito amor. Cláudio procura sempre ser um pai presente. Não é à toa que mudou sua rotina e todos os dias leva as filhas para estudarem em Curitiba, pois, entre os motivos, quer ter a segurança delas na rodovia. Conseguiu um escritório para passar as manhãs trabalhando no notebook e na hora do almoço volta para Campo Largo com as três novamente.

Entende que tem assuntos que são só com a mãe, mas é sempre muito acessível e as filhas sempre falam com ele, para desabafar ou, como ele diz, “elas sabem que podem vir comigo só pra ganhar um abraço e não precisam falar mais nada”.

Questionado sobre um momento que se curtem juntos, Cláudio nem pensou duas vezes para dizer “todos os momentos”, pois estão sempre juntos e é sempre muito gostoso. Gostam de ver filmes, viajar, visitar Museu de Ciências, estudar e fazer qualquer outra coisa, desde que seja sempre completo, sempre intenso, sempre os cinco. Feliz Dia dos Pais, paizão! Feliz Dia dos Pais a todos que fazem dos pequenos momentos os inesquecíveis.