O trabalho no dia da eleição dá ao mesário direito a auxílio-alimentação e a dois dias de dispensa no serviço público ou privado, para cada dia de convocação.
O trabalho no dia da eleição dá ao mesário direito a auxílio-alimentação e a dois dias de dispensa no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Confere também direito a horas extracurriculares para estudantes, certificado para pontuação e critério de desempate em concursos públicos, além de isenção da taxa de inscrição para concursos estaduais, se previsto em edital.
Os campo-larguenses interessados em serem mesários voluntários podem entrar em contato diretamente com o Cartório da 009ª Zona Eleitoral pelo telefone 3292-1391, de 2ª a 6ª feira das 12 às 19 horas, ou inscrever-se diretamente pelo site do TRE/PR - http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesario.
Mesário
O mesário é o cidadão que compõe as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando da fiscalização no dia das eleições. É ele que recebe os eleitores, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda na logística da votação. O trabalho dos mesários permite que a votação seja conduzida com tranquilidade.
Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão a de presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente. Somente nas Eleições Municipais de 2016, de acordo com a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thayanne Fonseca, a Justiça Eleitoral contou com o trabalho de 1,9 milhão de mesários, dos quais cerca de metade se candidatou de forma voluntária.
Para incentivar o eleitor a desempenhar esse papel tão importante para o sucesso das eleições, o TSE criou o programa Mesário Voluntário, sendo a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro.
A nomeação dos mesários será feita pelo juiz eleitoral até 28 de agosto, exceto a dos membros das mesas que serão instaladas em estabelecimentos penais e de internação. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.
Treinamento
Para que os mesários desempenhem sua função com excelência no dia da eleição, a Justiça Eleitoral oferece capacitação completa. Por isso, se você foi convocado ou se candidatou espontaneamente para atuar como mesário, receberá orientações dos cartórios eleitorais e poderá fazer treinamento presencial ou à distância. Fique atento à data e ao local do treinamento indicados no comunicado enviado pela Justiça Eleitoral.