Tecnologia da informação e atualizações sobre gestão empresarial irão fazer cada vez mais parte das empresas, muito embora quase toda a sociedade esteja hoje inserida no meio digital, alguns esta&s
Muito embora quase toda a sociedade esteja hoje inserida no meio digital, alguns estabelecimentos comerciais ainda são relutantes ao implantar algum tipo de tecnologia. Porém, pertencer ao meio digital pode trazer um maior controle do fluxo empresarial, controle de horários dos campo-larguenses e também de divulgação do estabelecimento.
Para Alessandra Berton Rodrigues, mestre em Educação e especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Comércio Exterior e coordenadora dos cursos de graduação em Administração e Comércio Exterior e os cursos de especialização na área de gestão da Faculdade CNEC Campo Largo, o primeiro passo para a entrada no mundo digital e informatizado é a identificação das necessidades. “Para que o empreendedor consiga identificar essa necessidade, ele poderá fazer uma análise sucinta de todos os processos, procedimentos e resultados de gestão, e com eles, detectar falhas e até mesmo, realizar estimativas de quanto tais falhas custam para a empresa e quais impactos elas tem no todo organizacional.”
Uma das dúvidas que podem acometer o empresário na hora dessa imersão é sobre como usar as ferramentas, se precisará de um treinamento específico para a utilização. “Dependendo da escolha do software, é necessário que o gestor tenha conhecimentos técnicos para implantação e que contrate até mesmo, um técnico ou empresa especializada para adquiri-lo ou desenvolvê-lo conforme as necessidades da organização. Outro fator importante é levar em consideração que, a maioria das pessoas é resistente às mudanças e a implantação de uma nova ferramenta na empresa pode tornar-se uma ameaça ou desmotivação por parte do colaborador, por isso, o treinamento é essencial para preparar os futuros usuários a utilizarem tais ferramentas a fim de evitar um clima organizacional desfavorável. É importante que o colaborador visualize a nova ferramenta como um amigo, ou seja, que vem para colaborar em seu trabalho e não como um inimigo”, diz,
Na hora de implementar um software há duas saídas possíveis. A primeira é utilizar programas, em suas versões pagas ou gratuitas. Entre a lista de programas citada por Alessandra, vale destacar programas como o Zero Paper, um aplicativo de controle financeiro simples que permite analisar situações financeiras e apontar os caminhos para uma melhor gestão, o Evernote, utilizado para registrar ideias, criar lembretes, guardar imagens e separar em fichários, Controle de Vendas, desenvolvido para registrar os produtos vendidos sendo possível criar cadastros, emitir relatórios e receber notificações de cobrança e o Manic Time, no qual é possível saber como cada funcionário aproveita o horário de trabalho mediante a verificação de armazenamentos do computador.
Outra saída é contratar uma pessoa para fazer um programa personalizado. “Os sistemas prontos ofertados no mercado são em sua maioria, genéricos e nem sempre poderão atender as demandas que são necessárias. Quanto aos valores de custo para um programa personalizado, eles variam de acordo com os modelos, necessidades e ajustes que a empresa desejar. É importante que a empresa pesquise quem oferta este tipo de serviço e faça cotações antes de fazer o contrato”, recomenda.
Marketing Digital
Com a expansão das redes sociais, especialmente utilizadas em smartphones, o marketing digital acabou ganhando espaço. A Folha de Campo Largo possui hoje em sua página do Facebook aproximadamente 60 mil seguidores, uma das mais seguidas no município, e utiliza como braço, aliado ao impresso, o marketing digital por meio do Guia Folha de Campo Largo. Entretanto há pessoas que ainda não sabem utilizar essa ferramenta e, segundo a especialista, precisam se manter atualizadas nesse quesito.
“É importante que a empresa saiba interpretar as informações publicadas e disponíveis em tais canais, pois existem várias que não sabem nem como e nem o que levar em consideração quando fizer a leitura. Uma dica neste aspecto é saber que as principais redes sociais têm informações analíticas básicas disponíveis para o perfil e até mesmo, a página, iniciando um caminho para a boa leitura das informações. Há vários tutoriais na internet e mesmo cursos que ensinam e a fazerem essa leitura”, orienta Alessandra.
Moedas virtuais
A economia também está se encaminhando para o mundo digital, uma prova é a disponibilização de moedas virtuais, as moedas digitais criptografadas, que têm ganhado cada vez mais espaço. “As criptomoedas não estão ligadas a nenhuma instituição bancária e estão livres de políticas monetárias. Muitos já ouviram falar em bitcoins, mas não sabem do que se trata. A bitcoin foi a primeira moeda criptografada criada em 2009 e trouxe uma tecnologia inovadora pois envolve várias áreas do conhecimento, especialmente a gestão quando analisamos a lei da oferta e da procura isto porque, o número de bitcoins existentes chega a ser limitado e as pessoas querem comprar”, diz. “Basicamente se tomarmos como exemplo a transferência de um valor para outra pessoa através de uma transação bancária teria como envolvidos o pagador, o recebedor além da instituição bancária e seus computadores. No caso do bitcoin, a troca envolve apenas o pagador (remetente) e o recebedor que assinam a transação que é posteriormente codificada e enviada para um registro público das transações”, completa.