Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 02:14:23
Geral

Padre Chiquito realiza missa de posse da Igreja Nossa Senhora da Piedade nesta quinta-feira

O padre Valdirlei Augus­to Chiquito, conhecido como padre Chiquito, fará sua missa de posse da Igre­ja Matriz Nossa Senhora da Pie­dade nesta quinta-feira (02), às 20h. 

Padre Chiquito realiza missa de posse da Igreja Nossa Senhora da Piedade nesta quinta-feira

O padre Valdirlei Augus­to Chiquito, conhecido como padre Chiquito, fará sua missa de posse da Igre­ja Matriz Nossa Senhora da Pie­dade na próxima quinta-feira (02), às 20h. A última paróquia na qual atuou foi na Paróquia Nossa Se­nhora da Saúde, em Colombo, de onde foi transferido para Campo Largo.

O sacerdote nasceu e foi criado em Campo Largo, em ou­tubro de 1972, na comunidade do Miqueletto, em Campo Largo. Ele é filho de Agostinho Chiqui­to e de Maria de Lourdes Sabim Chiquito, e o sexto filho de uma família de sete irmãos, sendo eles: Lucileide, Wilson, Walmor (in memorian), Valdecir, Luciane e Valdemir. “Em 1991, ingressei no Seminário Padre Natal Pigat­to. Em 1994, a convite da Ordem dos Servos de Maria, ingressei na Ordem e conclui a etapa for­mativa em Turvo, Santa Catari­na. No ano de 1996 dei início à faculdade de Filosofia e História na Pontifícia Universidade Cató­lica do Paraná (PUCPR)”, contou em sua biografia.

Ele possui formação no ex­terior, no ano de 1999, foi para Buenos Aires, na Argentina, para o estudo e formação ao novicia­do, fazendo votos temporários na Ordem no ano seguinte. “No ano de 2001, passei a morar em San­tiago do Chile, onde iniciei meus Estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Nesse momento percebi a minha vocação para a vida religiosa, jun­to aos demais superiores. Deci­di então retornar ao Brasil, para um discernimento mais específi­co, quando ingressei no Seminá­rio Maior Rainha dos Apóstolos e conclui a Teologia, com as maté­rias adaptadas da PUC do Chile para o Studium Theologicum, em Curitiba”, relembra.

Padre Chiquito foi ordenado diácono no dia 11 de março de 2006 e concluiu também a sua pós-graduação em Catequética pela PUC-PR em 2007. A ordena­ção sacerdotal aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2007, na Ca­pela São Pedro e São Paulo em Campo Largo. Desde então ele trabalhou como diácono na Pa­róquia Nossa Senhora Rainha da Paz, vigário paroquial no Santuá­rio Nossa Senhora do Carmo, pá­roco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Colombo. Atual­mente ele está fazendo o mes­trado, como aluno ouvinte, em Teologia pela Pontifícia Universi­dade Católica do Paraná.

Palavra de acolhida

“Primeiramente, é uma ale­gria e uma satisfação imensa saudá-los, agora, como pároco desta amada paróquia Nossa Se­nhora da Piedade. Como sou fi­lho desta cidade também, muito me orgulho de poder, de agora em diante, servir a essa comu­nidade com o meu ministério sa­cerdotal e com aquilo que sou como pessoa e como cristão”, ci­tando o pároco-reitor do Santu­ário Nossa Senhora do Carmo, padre Kleina, o sacerdote com­partilha da ideia de que “o sa­cerdócio é um grande chamado. Um chamado específico que não é para todos, pois sua resposta é um corajoso desafio para suas próprias limitações”.

Assim, para ele “os medos, as crises, as responsabilidades, os julgamentos, a solidão, o can­saço, as alegrias, as tristezas, as realizações e até as transferên­cias virão. Mas lembre-se sem­pre que, no dia da sua ordenação e em todos os dias da sua vida, Jesus sempre estará te dizendo: ‘Eu preciso de ti Padre Chiquito! Preciso das tuas mãos, dos teus lábios, do teu coração para con­tinuar a abençoar, falar e amar o rebanho em meu nome. E que sempre a sua resposta seja: Se­nhor, eis-me aqui! Eis meu corpo, minhas mãos, meus lábios, meu coração e minha alma. Fazei que eu seja um ponto de encontro sim, mas ponto de passagem, um ca­minho para Ti”.

“Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento e a minha gratidão pelo trabalho realizado pelo cônego Ivanir junto a toda a comunidade. Muito obrigado por dedicar grandes anos de seu mi­nistério em favor desse rebanho. Que Deus o abençoe em sua nova missão e conte com a amizade e com as minhas orações. Por fim, conto com a Graça de Deus e com o auxílio de Nossa Senhora da Piedade, nossa padroeira e patro­na dessa cidade de Campo Largo para que rogue junto ao seu Filho Jesus para que nunca nos falte o auxílio necessário”, finaliza.

Despedida do
Cônego Ivanir

A terça-feira 24 de julho foi marcada com muita emoção aos fiéis campo-larguenses, por con­ta da despedida do cônego Iva­nir Leonardi, depois de 12 anos à frente da Paróquia Nossa Senho­ra da Piedade.

               

Centenas de pessoas lotaram os bancos da Paróquia para a úl­tima celebração do sacerdote na cidade.

               

Fotos: Studio Ivonete