O padre Valdirlei Augusto Chiquito, conhecido como padre Chiquito, fará sua missa de posse da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade nesta quinta-feira (02), às 20h.
O padre Valdirlei Augusto Chiquito, conhecido como padre Chiquito, fará sua missa de posse da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade na próxima quinta-feira (02), às 20h. A última paróquia na qual atuou foi na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Colombo, de onde foi transferido para Campo Largo.
O sacerdote nasceu e foi criado em Campo Largo, em outubro de 1972, na comunidade do Miqueletto, em Campo Largo. Ele é filho de Agostinho Chiquito e de Maria de Lourdes Sabim Chiquito, e o sexto filho de uma família de sete irmãos, sendo eles: Lucileide, Wilson, Walmor (in memorian), Valdecir, Luciane e Valdemir. “Em 1991, ingressei no Seminário Padre Natal Pigatto. Em 1994, a convite da Ordem dos Servos de Maria, ingressei na Ordem e conclui a etapa formativa em Turvo, Santa Catarina. No ano de 1996 dei início à faculdade de Filosofia e História na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)”, contou em sua biografia.
Ele possui formação no exterior, no ano de 1999, foi para Buenos Aires, na Argentina, para o estudo e formação ao noviciado, fazendo votos temporários na Ordem no ano seguinte. “No ano de 2001, passei a morar em Santiago do Chile, onde iniciei meus Estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Nesse momento percebi a minha vocação para a vida religiosa, junto aos demais superiores. Decidi então retornar ao Brasil, para um discernimento mais específico, quando ingressei no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e conclui a Teologia, com as matérias adaptadas da PUC do Chile para o Studium Theologicum, em Curitiba”, relembra.
Padre Chiquito foi ordenado diácono no dia 11 de março de 2006 e concluiu também a sua pós-graduação em Catequética pela PUC-PR em 2007. A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2007, na Capela São Pedro e São Paulo em Campo Largo. Desde então ele trabalhou como diácono na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora do Carmo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Colombo. Atualmente ele está fazendo o mestrado, como aluno ouvinte, em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Palavra de acolhida
“Primeiramente, é uma alegria e uma satisfação imensa saudá-los, agora, como pároco desta amada paróquia Nossa Senhora da Piedade. Como sou filho desta cidade também, muito me orgulho de poder, de agora em diante, servir a essa comunidade com o meu ministério sacerdotal e com aquilo que sou como pessoa e como cristão”, citando o pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora do Carmo, padre Kleina, o sacerdote compartilha da ideia de que “o sacerdócio é um grande chamado. Um chamado específico que não é para todos, pois sua resposta é um corajoso desafio para suas próprias limitações”.
Assim, para ele “os medos, as crises, as responsabilidades, os julgamentos, a solidão, o cansaço, as alegrias, as tristezas, as realizações e até as transferências virão. Mas lembre-se sempre que, no dia da sua ordenação e em todos os dias da sua vida, Jesus sempre estará te dizendo: ‘Eu preciso de ti Padre Chiquito! Preciso das tuas mãos, dos teus lábios, do teu coração para continuar a abençoar, falar e amar o rebanho em meu nome. E que sempre a sua resposta seja: Senhor, eis-me aqui! Eis meu corpo, minhas mãos, meus lábios, meu coração e minha alma. Fazei que eu seja um ponto de encontro sim, mas ponto de passagem, um caminho para Ti”.
“Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento e a minha gratidão pelo trabalho realizado pelo cônego Ivanir junto a toda a comunidade. Muito obrigado por dedicar grandes anos de seu ministério em favor desse rebanho. Que Deus o abençoe em sua nova missão e conte com a amizade e com as minhas orações. Por fim, conto com a Graça de Deus e com o auxílio de Nossa Senhora da Piedade, nossa padroeira e patrona dessa cidade de Campo Largo para que rogue junto ao seu Filho Jesus para que nunca nos falte o auxílio necessário”, finaliza.
Despedida do
Cônego Ivanir
A terça-feira 24 de julho foi marcada com muita emoção aos fiéis campo-larguenses, por conta da despedida do cônego Ivanir Leonardi, depois de 12 anos à frente da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Centenas de pessoas lotaram os bancos da Paróquia para a última celebração do sacerdote na cidade.
Fotos: Studio Ivonete