A missa de despedida está agendada para o dia do seu aniversário, 24, nesta terça-feira, às 19h30.
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade está em clima de despedida; isso porque o seu pároco, o cônego Ivanir Leonardi, após 12 anos e meio de ministério, será transferido para o Santuário e Paróquia São José, no Capão Raso, em Curitiba. A missa de despedida está agendada para o dia do seu aniversário, 24, nesta terça-feira, às 19h30.
A Folha de Campo Largo conversou com o cônego, que contou um pouco da sua história e trajetória na cidade. Nascido no bairro de Santa Felicidade, de colonização italiana em Curitiba, ele conta que sempre teve interesse pela vida religiosa. “Pertenço a uma família em que Deus é muito importante. Sempre rezamos juntos, desde pequenos. Quando eu tinha uns 07 anos, estava ajudando minha irmã com a caixa do presépio e encontrei uma imagem de Santo Antônio de chumbo e pedi para mim. Brincava de celebrar missa e fazia hóstia de farinha de biju. Depois de um tempo fui parando de brincar e meu interesse em ir para o seminário aconteceu aos 19 anos.”
O cônego foi conversar primeiramente com o padre responsável pela Arquidiocese de Curitiba, a fim de pedir conselhos. “Foi tudo muito rápido. Conversei com ele na sexta-feira e na segunda-feira já comecei a frequentar o Seminário São José, em Curitiba. Ninguém ficou sabendo dos meus planos, simplesmente fui. Foi a primeira vez que fiquei longe de casa, passei 15 dias fora. Quando voltei, percebi que meus pais choravam de saudade, mas não demonstravam, porque na criação que eles receberam era assim”, relembra.
No Seminário São José, o cônego pode concluir o Ensino Fundamental e Médio, pois havia parado de estudar para ajudar os pais. Depois, ele cursou Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e Teologia, no Studium Theologicum de Curitiba. Ele lembra que foi o primeiro a concluir o Ensino Superior na região em que morava, motivo de muito orgulho para toda a família.
Carreira
No site da Paróquia Nossa Senhora da Piedade há uma biografia disponível sobre a carreira do cônego. Ele foi ordenado padre por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba, no dia 09 de janeiro de 1983, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Butiatuvinha, em Curitiba.
Foi vigário paroquial da Catedral Nossa Senhora da Luz, 1983 e coordenador da Pastoral Vocacional, 1984 a 1986. “Uma passagem muito importante que tive foi quando fui pároco da paróquia de São Braz, de 15 de Setembro de 1984 a 2005. Lá fui idealizador da construção da matriz e três capelas, junto com toda a comunidade local. A Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, recentemente transformada em matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, o que me deixa muito feliz”, relembra.
Em Campo Largo, o cônego deu continuidade às atividades existentes na paróquia e incentivou a criação das seguintes pastorais de Pessoa Idosa, Pastoral da Comunicação – PASCOM, Conselho Missionário Paroquial – COMIPA e da Pastoral Carcerária com missas periódicas para os presos. Além disso, ainda de acordo com a biografia, inaugurou a capela São Vicente, participou da criação e organização junto a comunidade para a transformação em Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, conclusão dos centros de eventos João Paulo II e Adhayr Chemim Gadens, utilizado para as missas, promoções, catequese, da comunidade Nossa Senhora de Fátima, entre outros feitos.
Mensagem a
Campo Largo
“Campo Largo contribuiu muito para o meu crescimento espiritual. Fiz muitas coisas junto com a comunidade, mas o mais importante foi a expansão espiritual, da fé. Eu pude amadurecer, entrei em contato com a fé mais profunda. Quando eu cheguei aqui, recebi um santinho com a seguinte frase: ‘Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei’, se Meus amigos e façam o que Eu mandei. Todos são importantes e indispensáveis. Quando eu precisei de ajuda, eu pude contar com vocês e sou muito grato. Que vocês continuem amando uns aos outros. Deus Pai vos dê a Sua bênção, Deus Filho vos dê a paz e saúde e Deus Espírito Santo vos ilumine. Pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade e de todos os santos, que Deus os abençoe”, finaliza.