Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 03:33:36
Geral

Após 12 anos, cônego Ivanir Leonardi se despede dos fiéis de Campo Largo

A missa de despedida está agendada para o dia do seu aniversário, 24, nesta terça-feira, às 19h30.

Após 12 anos, cônego Ivanir Leonardi se despede dos fiéis de Campo Largo

A Paróquia Nossa Se­nhora da Piedade está em clima de despedida; isso porque o seu pároco, o cône­go Ivanir Leonardi, após 12 anos e meio de ministério, será transfe­rido para o Santuário e Paróquia São José, no Capão Raso, em Curitiba. A missa de despedida está agendada para o dia do seu aniversário, 24, nesta terça-fei­ra, às 19h30.

A Folha de Campo Largo con­versou com o cônego, que contou um pouco da sua história e traje­tória na cidade. Nascido no bairro de Santa Felicidade, de coloniza­ção italiana em Curitiba, ele con­ta que sempre teve interesse pela vida religiosa. “Pertenço a uma família em que Deus é muito im­portante. Sempre rezamos juntos, desde pequenos. Quando eu tinha uns 07 anos, estava ajudando mi­nha irmã com a caixa do presépio e encontrei uma imagem de San­to Antônio de chumbo e pedi para mim. Brincava de celebrar missa e fazia hóstia de farinha de biju. Depois de um tempo fui parando de brincar e meu interesse em ir para o seminário aconteceu aos 19 anos.”

O cônego foi conversar pri­meiramente com o padre res­ponsável pela Arquidiocese de Curitiba, a fim de pedir conselhos. “Foi tudo muito rápido. Conversei com ele na sexta-feira e na segun­da-feira já comecei a frequentar o Seminário São José, em Curitiba. Ninguém ficou sabendo dos meus planos, simplesmente fui. Foi a primeira vez que fiquei longe de casa, passei 15 dias fora. Quan­do voltei, percebi que meus pais choravam de saudade, mas não demonstravam, porque na criação que eles receberam era assim”, relembra.

No Seminário São José, o cônego pode concluir o Ensino Fundamental e Médio, pois havia parado de estudar para ajudar os pais. Depois, ele cursou Filosofia, na Pontifícia Universidade Católi­ca do Paraná, e Teologia, no Stu­dium Theologicum de Curitiba. Ele lembra que foi o primeiro a con­cluir o Ensino Superior na região em que morava, motivo de muito orgulho para toda a família.

Carreira

No site da Paróquia Nossa Senhora da Piedade há uma bio­grafia disponível sobre a carreira do cônego. Ele foi ordenado padre por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba, no dia 09 de janeiro de 1983, na Paróquia Nossa Se­nhora da Conceição, no bairro Bu­tiatuvinha, em Curitiba.

Foi vigário paroquial da Cate­dral Nossa Senhora da Luz, 1983 e coordenador da Pastoral Vocacio­nal, 1984 a 1986. “Uma passagem muito importante que tive foi quan­do fui pároco da paróquia de São Braz, de 15 de Setembro de 1984 a 2005. Lá fui idealizador da constru­ção da matriz e três capelas, junto com toda a comunidade local. A Ca­pela Nossa Senhora do Bom Con­selho, recentemente transformada em matriz da Paróquia Nossa Se­nhora do Bom Conselho, o que me deixa muito feliz”, relembra.

Em Campo Largo, o cônego deu continuidade às atividades existentes na paróquia e incenti­vou a criação das seguintes pas­torais de Pessoa Idosa, Pastoral da Comunicação – PASCOM, Conselho Missionário Paroquial – COMIPA e da Pastoral Carcerá­ria com missas periódicas para os presos. Além disso, ainda de acor­do com a biografia, inaugurou a capela São Vicente, participou da criação e organização junto a co­munidade para a transformação em Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, conclusão dos centros de eventos João Paulo II e Adhayr Chemim Gadens, utilizado para as missas, promoções, cateque­se, da comunidade Nossa Senho­ra de Fátima, entre outros feitos.

Mensagem a
Campo Largo

“Campo Largo contribuiu mui­to para o meu crescimento espiri­tual. Fiz muitas coisas junto com a comunidade, mas o mais impor­tante foi a expansão espiritual, da fé. Eu pude amadurecer, entrei em contato com a fé mais profunda. Quando eu cheguei aqui, recebi um santinho com a seguinte frase: ‘Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei’, se Meus amigos e façam o que Eu mandei. Todos são importantes e indispensáveis. Quando eu precisei de ajuda, eu pude contar com vocês e sou mui­to grato. Que vocês continuem amando uns aos outros. Deus Pai vos dê a Sua bênção, Deus Fi­lho vos dê a paz e saúde e Deus Espírito Santo vos ilumine. Pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade e de todos os santos, que Deus os abençoe”, finaliza.