Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 05:00:58
Geral

Campo Largo é destacado como local para investimento de empresas

Campo Largo é destacado como local para investimento de empresas

A infraestrutura viária e logística e a qualifica­ção dos profissionais paranaenses são apontadas por dirigentes de empresas instaladas no Paraná como diferenciais para investimento no Estado. O cenário e as oportunidades de investimen­tos foram debatidos no último dia 19 em Curitiba, durante a tercei­ra edição do Paraná Investment Meeting, encontro promovido pela Agência Paraná de Desenvolvi­mento (APD) e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para fortalecer o ambiente de ne­gócios paranaense.

A governadora Cida Borghet­ti esteve no encontro para falar sobre ações do governo. Ela tam­bém atendeu empresários em me­sas de negócios. Segundo ela, o Estado criou um ambiente pro­pício para os negócios e a ad­ministração estadual vai seguir trabalhando para que novos em­preendimentos sejam atraídos para o Paraná, gerando oportuni­dades de emprego e renda.

Para o diretor-presidente da Paraná Desenvolvimento, Adal­berto Netto, vários aspectos favo­recem o ambiente de negócios do Estado, que é o terceiro mais com­petitivo do Brasil e está bem po­sicionado nos rankings de inves­timento. “As empresas buscam qualidade no ambiente de investi­mento, previsibilidade e seguran­ça jurídica, que são aspectos em que o Paraná se distingue do ce­nário nacional”, afirmou. “Temos as notas Fitch AA+ e Moody Aa2, que demonstram que o Paraná é um Estado seguro, com recursos para investir e que consegue dar credi­bilidade para o investidor”, disse.

O secretário do Desenvolvi­mento Econômico, Virgílio Morei­ra, afirmou que o Estado tem uma estrutura completa para incen­tivar o setor empresarial e criar um bom ambiente de negócios. “O programa Paraná Competitivo reúne todas as ferramentas para atrair investimentos para os muni­cípios, que também contam com apoio do Estado para ter um am­biente para atração de negócios”, explicou. “A visão é manter as em­presas já instaladas no Paraná, promover novos negócios e atrair grandes companhias para mostrar que o Estado é um polo de desen­volvimento na região Sul”, disse.

Campo Largo

A diretora governamental e corporativa da Caterpillar, An­drea Park, afirmou que o ambien­te paranaense foi o mais atrativo para a montadora de máquinas instalar uma unidade em Campo Largo. “O escoamento da produ­ção no Paraná é muito fácil, te­mos um acesso facilitado para a exportação. A malha rodoviá­ria e a eficiência do Porto de Pa­ranaguá são inegáveis”, disse. “A qualificação da mão de obra também é um diferencial. O nível de profissionais que temos aqui, comparado aos de outros esta­dos e outros segmentos, é mui­to maior”, destacou.

Ela ressaltou que estes fato­res auxiliaram no aumento, nes­te ano, da produtividade na fábri­ca, que produz retroescavadeiras e carregadeiras de médio e pe­queno porte. Com isso, a empre­sa vai ampliar a estrutura fabril e trazer dois novos modelos que se­rão produzidos para exportação na América Latina.

“A Caterpillar não se baseia apenas nos benefícios fiscais por­que acredita muito no investimen­to a longo prazo e na sustenta­bilidade. Mas quando tem esta sinergia e o governo abre suas portas, é lógico que há mais en­gajamento. O relacionamento com o governo é essencial para dar a continuidade aos projetos”, afir­mou Andrea.

Paraná Investment

Principal evento corporati­vo do Governo do Estado, o Pa­raná Investment Meeting reuniu, em Curitiba, cerca de 200 em­presários e investidores. Secretá­rios e presidentes de estatais tam­bém participaram do encontro. “O evento promove o Paraná como destino de investimento e fortale­ce o diálogo com os investidores. Temos mais de 400 multinacionais instaladas, e grande parte esteve presente aqui”, salientou Adalber­to Netto.

Questões-chave no cenário de atração de investimentos fo­ram abordadas no encontro, a exemplo das novas tendências de investimento direto, vantagens comparativas do Paraná e opor­tunidades de colaboração e par­ceiras entre empresas e institui­ções.

Um dos painéis foi composto por quatro executivos de empre­sas instaladas no Paraná: as mon­tadoras Caterpillar, DAF e Renault e a indústria alimentícia Monde­lez. O painel teve como tema as “Oportunidades e Desafios de In­vestimentos no Estado”. O even­to também foi palco de discussões sobre facilitação de investimentos e melhores práticas para promo­ver diálogos estratégicos que con­tribuem para o incremento do vo­lume de negócios no Paraná.