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26º Congresso da Adjori-PR confirma o fortalecimento da mídia impressa

O Congresso promoveu debates e traçou estratégias para os principais desafios da mídia impressa local. O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre dire­tores, jornalistas e colaboradores de aproximadamente 40 veículos,

26º Congresso da Adjori-PR confirma o fortalecimento da mídia impressa

O 26º Congresso da As­sociação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR), realizado entre 22 e 24 de junho, promoveu debates e traçou estratégias para os principais desafios da mídia impressa local. O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre dire­tores, jornalistas e colaboradores de aproximadamente 40 veículos, e teve a presença da governadora Cida Borghetti.

O presidente da Adjori-PR, Elízio Siqueira, disse que a avalia­ção do congresso é a mais positi­va possível. “Estamos avançando em todos os sentidos e este en­contro nos provou isso. Tivemos o prestígio de várias autorida­des estaduais, a contribuição de importantes profissionais da Co­municação e observamos a de­dicação das equipes dos jornais e revistas, que demonstraram a vontade de estar cada vez mais preparados”.

O aprimoramento dos tra­balhos nas redações, segundo Elízio, é a principal finalidade. “So­mos os maiores jornais das me­nores cidades do Paraná e a cada congresso estamos mais moti­vados, capacitados e fortaleci­dos para fazermos o melhor pelas nossas comunidades”.

O evento foi sediado pela Lapa, um dos municípios mais an­tigos do Paraná. A visita à cidade, importante destino turístico do es­tado, foi uma atração à parte.

O deputado federal Alex Canziani e os deputados estadu­ais Luiz Carlos Martins, Rubens Recalcatti, Guto Silva e Ratinho Júnior estiveram entre as autori­dades que participaram do con­gresso.

Abertura

Durante a solenidade de aber­tura do 26º Congresso da Adjori­-PR, na noite de sexta-feira, dia 22, a governadora Cida Borghet­ti, defendeu a imprensa regionali­zada. “Os jornais locais cada vez mais ganham importância em nos­so país e em nosso estado, além de serem uma tendência mundial. A comunicação em todas as cida­des é especialmente vital para um governo municipalista e que busca avançar em todos os setores como o nosso. Ela é o próprio instrumen­to de mudanças, de progresso, de evolução dos municípios”.

O secretário estadual da Co­municação Social, Alexandre Tei­xeira reafirmou o compromisso de transparência na divulgação das ações do governo. “Temos o dever de informar os paranaenses de uma maneira clara, ética e trans­parente e, para isso, contamos com os jornais locais”.

A cerimônia de abertura, re­alizada no histórico Theatro São João, no centro da Lapa, ainda contou com a apresentação da Orquestra Jovem da Paz, coman­dada pelo maestro Plínio Oliveira. O momento também foi marcado por homenagens. Luiz Fernando Fedeger recebeu uma placa em reconhecimento pelos 25 anos do jornal Impacto e Francisco Heitor Fernandez pelos 29 anos do Pri­meira Linha.

Também participaram da abertura do congresso o presi­dente do BRDE, Orlando Pessuti, o prefeito da Lapa, Paulo Furiat­ti, o prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, o ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart e o coor­denador dos cursos de Jornalis­mo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Tecnologia em Ma­rketing da Universidade Tuiuti do Paraná, Fábio Luiz Witzki.

Aprendizado

A programação de sábado, dia 23, foi aberta com a palestra do professor Menegatti, que é au­tor de quatro livros e dez DVDs de conteúdos motivacionais. Sua mensagem serviu como uma in­jeção de ânimo, tanto para a roti­na profissional, como para a vida pessoal dos participantes. Ele fa­lou sobre a importância de manter o foco, adaptar-se às mudanças e não deixar de fazer planos.

O professor Álvaro Laran­jeiras, doutor em Comunicação, defendeu que o maior responsá­vel por atrair leitores é o conteú­do de qualidade. A afirmação foi feita para desconstruir a máxima de que “notícia boa é notícia ruim”. Em sua palestra, Laranjeiras tam­bém falou sobre a importância de os jornais e revistas conhecerem seus públicos.

Já a palestra de Ana Maria Melech, também doutora em Co­municação, desmistificou a ideia de que o jornal impresso está morrendo. Ela lembrou que o jor­nalismo tem uma longa trajetória de sobrevivência e que as mídias digitais são só mais um proces­so de inovação. A professora ain­da trouxe dados otimistas sobre o aumento da credibilidade dos veí­culos de comunicação.

O tema fake news foi apre­sentado pela pós-doutora em Co­municação Mônica Fort. Ela disse que o fenômeno não é tão novo quanto parece, pois, mesmo an­tes de surgirem as mídias digi­tais, notícias falsas já confundiam a opinião pública. Sua palestra trouxe uma reflexão sobre a res­ponsabilidade da produção jor­nalística regional no combate às notícias falsas e na manutenção da credibilidade institucional.

O publicitário e consultor de marketing Cley Linhares, dou­torando na área, apresentou sugestões inovadoras para o de­partamento comercial dos jornais e revistas. Durante a sua pales­tra, os participantes conheceram a aplicação de processos criati­vos do método Design Thinking no desenvolvimento projetos co­merciais dos veículos.

O painel ‘Desafios, soluções e inovações para os veículos im­pressos no meio digital’ reuniu Gilberto José Pacheco, psicólo­go especializado em marketing de web, e Adriano Mormul, diretor da MSWI Informática, uma das maio­res empresas de tecnologia da in­formação do Brasil, especializada no desenvolvimento, implementa­ção e suporte de portais de notí­cia. Com a mediação do jornalista Luiz Fernando Bond, eles tiraram uma série de dúvidas dos partici­pantes em relação à publicação dos conteúdos jornalísticos e co­merciais nos sites e nas redes so­ciais dos veículos.

Apoio

O 26º Congresso da Adjori­-PR teve o apoio do BRDE, Sa­nepar, Copel, Itaipu Binacional, Fecomércio, Fiep, Faep e Prefeitu­ra da Lapa. A Universidade Tuiuti do Paraná também foi uma impor­tante parceira.

Quatro dos palestrantes fa­zem parte do corpo docente da Tuiuti, que ainda levou ao con­gresso estudantes de Jornalismo. Os acadêmicos fizeram a cober­tura completa do evento e dispo­nibilizaram textos e vídeos aos associados.

Adjori-PR

A Adjori-PR foi fundada há 38 anos com o objetivo de unir e for­talecer os associados e desenvol­ver planos estratégicos em defesa da imprensa local paranaense. A associação é composta por mais de 60 jornais e revistas de todas as regiões do estado.

Os veículos filiados impri­mem, juntos, uma média de 540 mil exemplares por semana e atin­gem aproximadamente 2 milhões de leitores. O congresso da enti­dade é realizado anualmente.