O Congresso promoveu debates e traçou estratégias para os principais desafios da mídia impressa local. O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre diretores, jornalistas e colaboradores de aproximadamente 40 veículos,
O 26º Congresso da Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR), realizado entre 22 e 24 de junho, promoveu debates e traçou estratégias para os principais desafios da mídia impressa local. O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre diretores, jornalistas e colaboradores de aproximadamente 40 veículos, e teve a presença da governadora Cida Borghetti.
O presidente da Adjori-PR, Elízio Siqueira, disse que a avaliação do congresso é a mais positiva possível. “Estamos avançando em todos os sentidos e este encontro nos provou isso. Tivemos o prestígio de várias autoridades estaduais, a contribuição de importantes profissionais da Comunicação e observamos a dedicação das equipes dos jornais e revistas, que demonstraram a vontade de estar cada vez mais preparados”.
O aprimoramento dos trabalhos nas redações, segundo Elízio, é a principal finalidade. “Somos os maiores jornais das menores cidades do Paraná e a cada congresso estamos mais motivados, capacitados e fortalecidos para fazermos o melhor pelas nossas comunidades”.
O evento foi sediado pela Lapa, um dos municípios mais antigos do Paraná. A visita à cidade, importante destino turístico do estado, foi uma atração à parte.
O deputado federal Alex Canziani e os deputados estaduais Luiz Carlos Martins, Rubens Recalcatti, Guto Silva e Ratinho Júnior estiveram entre as autoridades que participaram do congresso.
Abertura
Durante a solenidade de abertura do 26º Congresso da Adjori-PR, na noite de sexta-feira, dia 22, a governadora Cida Borghetti, defendeu a imprensa regionalizada. “Os jornais locais cada vez mais ganham importância em nosso país e em nosso estado, além de serem uma tendência mundial. A comunicação em todas as cidades é especialmente vital para um governo municipalista e que busca avançar em todos os setores como o nosso. Ela é o próprio instrumento de mudanças, de progresso, de evolução dos municípios”.
O secretário estadual da Comunicação Social, Alexandre Teixeira reafirmou o compromisso de transparência na divulgação das ações do governo. “Temos o dever de informar os paranaenses de uma maneira clara, ética e transparente e, para isso, contamos com os jornais locais”.
A cerimônia de abertura, realizada no histórico Theatro São João, no centro da Lapa, ainda contou com a apresentação da Orquestra Jovem da Paz, comandada pelo maestro Plínio Oliveira. O momento também foi marcado por homenagens. Luiz Fernando Fedeger recebeu uma placa em reconhecimento pelos 25 anos do jornal Impacto e Francisco Heitor Fernandez pelos 29 anos do Primeira Linha.
Também participaram da abertura do congresso o presidente do BRDE, Orlando Pessuti, o prefeito da Lapa, Paulo Furiatti, o prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, o ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart e o coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Tecnologia em Marketing da Universidade Tuiuti do Paraná, Fábio Luiz Witzki.
Aprendizado
A programação de sábado, dia 23, foi aberta com a palestra do professor Menegatti, que é autor de quatro livros e dez DVDs de conteúdos motivacionais. Sua mensagem serviu como uma injeção de ânimo, tanto para a rotina profissional, como para a vida pessoal dos participantes. Ele falou sobre a importância de manter o foco, adaptar-se às mudanças e não deixar de fazer planos.
O professor Álvaro Laranjeiras, doutor em Comunicação, defendeu que o maior responsável por atrair leitores é o conteúdo de qualidade. A afirmação foi feita para desconstruir a máxima de que “notícia boa é notícia ruim”. Em sua palestra, Laranjeiras também falou sobre a importância de os jornais e revistas conhecerem seus públicos.
Já a palestra de Ana Maria Melech, também doutora em Comunicação, desmistificou a ideia de que o jornal impresso está morrendo. Ela lembrou que o jornalismo tem uma longa trajetória de sobrevivência e que as mídias digitais são só mais um processo de inovação. A professora ainda trouxe dados otimistas sobre o aumento da credibilidade dos veículos de comunicação.
O tema fake news foi apresentado pela pós-doutora em Comunicação Mônica Fort. Ela disse que o fenômeno não é tão novo quanto parece, pois, mesmo antes de surgirem as mídias digitais, notícias falsas já confundiam a opinião pública. Sua palestra trouxe uma reflexão sobre a responsabilidade da produção jornalística regional no combate às notícias falsas e na manutenção da credibilidade institucional.
O publicitário e consultor de marketing Cley Linhares, doutorando na área, apresentou sugestões inovadoras para o departamento comercial dos jornais e revistas. Durante a sua palestra, os participantes conheceram a aplicação de processos criativos do método Design Thinking no desenvolvimento projetos comerciais dos veículos.
O painel ‘Desafios, soluções e inovações para os veículos impressos no meio digital’ reuniu Gilberto José Pacheco, psicólogo especializado em marketing de web, e Adriano Mormul, diretor da MSWI Informática, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do Brasil, especializada no desenvolvimento, implementação e suporte de portais de notícia. Com a mediação do jornalista Luiz Fernando Bond, eles tiraram uma série de dúvidas dos participantes em relação à publicação dos conteúdos jornalísticos e comerciais nos sites e nas redes sociais dos veículos.
Apoio
O 26º Congresso da Adjori-PR teve o apoio do BRDE, Sanepar, Copel, Itaipu Binacional, Fecomércio, Fiep, Faep e Prefeitura da Lapa. A Universidade Tuiuti do Paraná também foi uma importante parceira.
Quatro dos palestrantes fazem parte do corpo docente da Tuiuti, que ainda levou ao congresso estudantes de Jornalismo. Os acadêmicos fizeram a cobertura completa do evento e disponibilizaram textos e vídeos aos associados.
Adjori-PR
A Adjori-PR foi fundada há 38 anos com o objetivo de unir e fortalecer os associados e desenvolver planos estratégicos em defesa da imprensa local paranaense. A associação é composta por mais de 60 jornais e revistas de todas as regiões do estado.
Os veículos filiados imprimem, juntos, uma média de 540 mil exemplares por semana e atingem aproximadamente 2 milhões de leitores. O congresso da entidade é realizado anualmente.