Além do trânsito intenso nos horários e dias de pico na BR-277, o motorista que transita pela rodovia também deve prestar atenção nas lombadas eletrônicas instaladas no km 101
Em horários de pico tem sido comum o trânsito lento na BR-277, no trecho entre Campo Largo e Curitiba, principalmente nos pontos com radar e lombada eletrônica, o que exige atenção redobrada dos motoristas. Devido à velocidade reduzida para passar nestes locais, a 60 Km/h, motoristas desatentos podem causar acidentes graves.
Além dos radares, recentemente foram implantadas quatro lombadas eletrônicas no Km 101 da rodovia, nas duas pistas dos dois sentidos, próximo a uma curva perigosa. A implantação foi após recomendação da Promotoria de Justiça das Comunidades de Curitiba ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com objetivo de diminuir o número de acidentes rodoviários.
A ação foi uma solicitação de moradores do bairro Orleans, de Curitiba, que pediam por mais segurança aos pedestres e motoristas. De acordo com levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal, entre 2012 e 2016 ocorreram 317 acidentes nesta região, com 12 vítimas fatais e 157 feridos.
De acordo com a nota, “a Promotoria de Justiça recomendou que o DER exija a implantação, pela empresa concessionária da rodovia, de dispositivo eletrônico indicador de velocidade máxima de 60 Km/h no Km 101 da BR-277, pistas Norte e Sul. O documento determina também a implantação de dispositivos de segurança e sinalizadores para travessia de pedestres, sob pena de pagamento de multa por dia de atraso, e adequação dos pontos de parada de ônibus que atendem aos moradores, a fim de preservar a segurança de passageiros, motoristas, pedestres e demais usuários da rodovia.”
Segundo informações da Concessionária RodoNorte, o local de implantação das lombadas eletrônicas foi ajustado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também aprovado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PR). “Estamos em constante comunicação com os órgãos de segurança, sempre buscando ações que possam colaborar com a fluidez e a segurança em todas as rodovias que cuidamos. Não é diferente neste segmento entre Curitiba e Campo Largo, principalmente pelo intenso fluxo diário na região”, explica Mauro Bertelli, coordenador de atendimento da CCR RodoNorte.
Mais de 50 mil veículos por dia transitam neste trecho da rodovia nos dois sentidos. “Sempre fizemos operações com radar portátil neste local, principalmente porque muitos motoristas, apesar de se tratar de uma curva, insistiam em abusar da velocidade”, ressalta o policial rodoviário federal Nilson Jacoboski, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF.