Foi realizado na manhã da última quinta-feira (22) o evento de importância internacional na área de Cardiologia, chamado Programa Latin Brasil - III Champion Meeting
Foi realizado na manhã da última quinta-feira (22) o evento de importância internacional na área de Cardiologia, chamado Programa Latin Brasil - III Champion Meeting, e que contou com a presença de médicos do Hospital do Rocio, de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Chapecó e também dos Estados Unidos e Chile.
O médico cardiologista e coordenador chefe do Latin no Hospital do Rocio, Cezar Dusilek, explica que o Latin é um programa de nível mundial de realização de eletrocardiograma por Telemedicina. “É feito no paciente um eletrocardiograma online, que chega ao nosso centro com laudo e temos como dar seguimento a esse paciente. Em casos de infarto, por exemplo, temos como diagnosticar, aceitar esse paciente e salvar a vida dele.”
Dr. Cezar conta que desde 2015, ano em que o Hospital do Rocio entrou no Programa, até hoje já foram feitos 66 mil eletrocardiogramas por meio desse procedimento. Destes, já foram diagnosticados e tratados pelo menos 660 infartos agudos.
O programa atende pessoas de todas as idades que tenham alguma queixa-sintoma de problema cardíaco. “Nas UPAs credenciadas, o paciente que apresentar algum sintoma é levado para fazer o exame, geralmente feito pela equipe de Enfermagem, que nos disponibiliza. Se for infarto nós damos os alertas necessários no Hospital do Rocio e o paciente vem de ambulância ou helicóptero, sendo prontamente atendido pela Hemodinâmica, que realiza o cateterismo ou uma angioplastia, salvando o paciente”, diz.
O lugar mais distante que o exame é feito hoje é em Piraí do Sul, que fica há 175 km do Hospital do Rocio, já o mais próximo é no Centro Médico Hospitalar, com transferência em até 15 minutos. São 12 centros no total equipados com esse sistema e aptos a encaminhar pacientes para o Rocio.
A Organização Mundial da Saúde orienta que caso o paciente infartado seja atendido em até 90 minutos ele dificilmente apresentará perda de músculo cardíaco. “Pela distância, estamos conseguindo trazer pacientes de locais mais remotos em até 120 minutos, porém nos mais próximos, em até 30 minutos, ou 15 minutos. Esse procedimento feito por Telemedicina é de extrema importância, pois muitas vezes o médico plantonista não tem muita habilidade para ler o eletro”, ressalta.
O Latin é um programa existente no Brasil, México, Colômbia e Estados Unidos. Há projetos para expansão para países como Filipinas e Indonésia. O programa é uma iniciativa da empresa Medtronic, existente desde 2013, atendendo 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sintomas
Pacientes com dor torácica opressiva – sensação de aperto -, que pode irradiar para o braço esquerdo ou mandíbula, náusea, vomito, palidez ou sudorese são os principais sintomas. “Os fatores mais preponderantes para a doença cardíaca é o tabagismo, antecedentes familiares, obesidade, sedentarismo e o colesterol elevado”, diz.
Cateterismo e angioplastia
O médico cardiologista explica que o procedimento de cateterismo é realizado quando entope uma veia do coração – o infarto -, para diagnosticar onde está o entupimento. Já a angioplastia é uma “limpeza” da artéria. Com um balão, os médicos conseguem abrir essa artéria que está entupida.
Abertura
Durante a abertura do congresso, o diretor do Hospital do Rocio, Dr. Luiz Ernesto, apresentou uma breve história do hospital, que surgiu ainda na década de 1970, sob direção do médico Atílio Barbosa, até o investimento para se tornar o Hospital do Rocio.
Em 2005, o Hospital já com mais de 130 leitos, solicitou o credenciamento junto ao Estado para Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular Adulto e Pediátrico, o que trazia consigo a Hemodinâmica, obrigatória. Após muitas dificuldades, o Hospital conseguiu comprar uma máquina de hemodinâmica de qualidade, quando conseguiram aumentar para 265 leitos no Hospital, ainda no Centro.