Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 05:27:45
Geral

Casa da Cultura continua interditada, mas passará a ser propriedade do Município

O projeto de reforma está sendo elaborado pela Prefeitura e nesta semana foi liberado o recurso para execução. Segundo a Secretaria de Comunicação, será investido um valor de R$ 800 mil e as obras devem inic

Casa da Cultura continua interditada, mas passará a ser propriedade do Município

Ainda não foram iniciadas as obras para reforma da Casa da Cultura, que está interditada desde o início do ano pelo Corpo de Bombeiros, por falta de segurança. Desde então, o setor administrativo de Cultura está no Espaço da Cidadania (antigo Fórum) e as atividades são realizadas com parcerias.

O projeto de reforma está sendo elaborado pela Prefeitura e nesta semana foi liberado o recurso para execução. Segundo a Secretaria de Comunicação, será investido um valor de R$ 800 mil e as obras devem iniciar em cerca de 90 dias. Para preservar o espaço foram colocados tapumes em frente ao prédio, até que as obras iniciem.

Um dos problemas de não ter sido dado andamento ainda, de acordo com a diretora do departamento de Cultura, Lindamir Ivanoski, era a dificuldade de liberação porque o terreno onde está localizada a Casa da Cultura é da Fundação João XXIII. Devido à dificuldade financeira da Fundação, a mesma foi extinta em votação na Câmara Municipal de Campo Largo nesta segunda-feira (12). Após o andamento dos processos legais, os bens da Fundação, como a Casa da Cultura, passam para o Município. Quando legalmente registrada, será aberta licitação para contratar a empresa que fará a reforma e todo esse processo deve durar cerca de 90 dias.

A Casa da Cultura foi fundada em setembro de 1992 e além do auditório para 288 pessoas, possui sala para cursos, exposições e atividades culturais diversas. Após a Reforma Administrativa em 2017, a Cultura é de responsabilidade da Secretaria de Comunicação.

Interdição

Lindamir explica que quando essa nova gestão assumiu a Casa da Cultura já estava interditada por falta de acessibilidade, saída de emergência, falta de elevador, o carpete estava apodrecendo, entre outros pontos. Segundo ela, é preciso uma reforma urgente para voltar a funcionar com qualidade e segurança aos cidadãos.

De acordo com o documento entregue pelo Corpo de Bombeiros de Campo Largo no dia 14 de fevereiro de 2017, “em vistoria in loco na Casa da Cultura foi verificado que a edificação não está de acordo com o previsto no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros do Paraná, por não possuir condições mínimas de segurança e por não ter sido encontrado registros ou histórico de regularização anteriores da edificação junto ao Corpo de Bombeiros.”

Oficinas

O departamento de Cultura não deixou de fornecer oficinas e as atividades culturais, conforme esclarece Lindamir. As atividades passaram a ser realizadas em parceiros, como a Igreja Santa Cecília, a Biblioteca Cidadã (Ferraria), Biblioteca Sesi (Jardim Social) e Centro da Juventude. Neste ano também passaram a realizar oficinas no Reino da Loucinha e no prédio da Fundação João XXIII, próximo ao Terminal Urbano.

Ela explica que as atividades no ano passado não pararam, mas encontraram dificuldades porque, por determinação do Ministério Público, alguns professores que davam aulas nas oficinas tiveram que voltar para o Administrativo.

Quem tiver interesse nas oficinas pode buscar mais informações no departamento de Cultura, na Avenida Centenário, 2245, pelo email comunicacao.decult@gmail.com ou entrar em contato pelo (41) 3393-1715.