Em sua maioria, as reclamações estão ligadas à má prestação de serviços de empresas de telefonia, tanto nos serviços de telefone, fixo, móvel, internet, e até mesmo TV a ca
Na última quinta-feira (15) foi comemorado o Dia do Consumidor e a Folha de Campo Largo conversou com responsáveis pelo Procon no município para averiguar como estão os números de denúncias e reclamações dos campo-larguenses. Desde o início deste ano, já foram registradas 336 reclamações e no ano passado 2.655, ou seja, pelo menos sete por dia.
Em sua maioria, as reclamações estão ligadas à má prestação de serviços de empresas de telefonia, tanto nos serviços de telefone, fixo, móvel, internet, e até mesmo TV a cabo, seguindo a tendência dos números no ranking nacional de reclamações, liderados pelas mesmas empresas.
Os processos que não apresentam recursos tendem a demorar em média 60 dias para serem resolvidos. “As audiências do Procon são conciliatórias, as quais são realizadas por um conciliador do Procon, que busca uma composição amigável entre as partes e nas quais o fornecedor tem a oportunidade de atender o pedido do consumidor. Somente quando o fornecedor não resolve o problema ocorrido na relação de consumo é que o processo passa à fase de aplicação das Sanções Administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Em suma, os consumidores e fornecedores não precisam contratar advogados para atuar no Procon, porém se acharem necessário pode contratar advogados para acompanhá-los. Em sede de recurso é obrigatório que a parte recorrente esteja acompanhada de advogado”, explica o coordenador do Procon – Campo Largo, Geraldo Marcelo Felipe.
Além das reclamações e denúncias, o Procon também está disponível para sanar dúvidas e orientar a população. Até esta sexta-feira, o Procon irá distribuir material de orientação aos campo-larguenses que procurarem o órgão de defesa.
O Procon da cidade começou a funcionar em 1993, por meio do Decreto Lei nº 1031/93 e atualmente recebe reclamações e denúncias dos munícipes de Campo Largo e Balsa Nova. Atualmente o órgão está na pasta da subsecretaria Adjunta de Atendimento ao Cidadão, a qual tem como secretária adjunta Adriana Rivero, subsecretaria que pertence à Secretaria de Ordem Pública, secretário Samir Moussa.
O Procon está localizado no prédio do antigo Fórum do município, na Avenida Centenário, 2245, ao lado da Escola Municipal Reino da Loucinha. Telefone: (41) 3392-1200.