Há dúvidas quanto às tarifas de adesão, que podem ser cobradas pela Sanepar, taxa de tratamento de esgoto e também sobre quais bairros que estão recebendo a rede.
Alguns moradores procuraram a Folha de Campo Largo para sanar dúvidas referentes à ligação de esgoto. Segundo eles, há dúvidas quanto às tarifas de adesão, que podem ser cobradas pela Sanepar, taxa de tratamento de esgoto e também sobre quais bairros que estão recebendo a rede.
Questionada sobre as dúvidas, a assessoria de imprensa da Sanepar enviou a seguinte nota: “A obra em andamento em Campo Largo implantará cerca de 80 km de rede coletora de esgoto e 3.700 ligações prediais, com investimentos que chegam a R$ 12,9 milhões.
O prazo para finalização das obras é o mês de março de 2018. Serão beneficiados os bairros Loteamento Ferrari II, Loteamento Helvidia, Loteamento Jardim Rivabem, Loteamento Jardim Social, Loteamento Ouro Preto II, Loteamento Paraíso Mineral, Loteamento São Gerônimo, Loteamento Vila Rivabem e Loteamento Yara.
Para realizar a ligação ao sistema da Sanepar existe uma taxa de adesão que pode ser negociada e parcelada. O valor é de R$ 215,79 para clientes que solicitam a adesão da ligação de esgoto de quatro polegadas. Para clientes que atendem os requisitos do programa de tarifa social, o valor é de R$ 24,59. Para as ligações de esgoto de seis polegadas, a taxa de adesão é de R$ 518,29. Na fatura de água, o valor cobrado pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto é de 80% do valor da água”, esclarece.
A Sanepar ainda informou que para a adequada orientação dos moradores desses bairros, foram disponibilizados agentes a serviço da Sanepar, que vão até as casas orientar a regularização, explicando que devem ser ligados os ralos do banheiro, cozinha, churrasqueira e lavanderia, desativação de fossa séptica e criação da caixa de gordura. Também é explicado que não pode estar ligado no esgoto a canalização de água da chuva, pois isso prejudica o tratamento da água.
O morador que recebe a visita deste agente deve assinar um termo, que dá a ele o prazo de 30 dias para a regularização. Após a vistoria, é dado o prazo de 30 dias para readequação, quando necessária, só então depois da segunda vistoria é lançada a multa.
O órgão esclarece que “os agentes socioambientais estão sempre uniformizados, usam crachás e carros identificados com adesivos que informam estar a serviço da Sanepar. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato pelo telefone de atendimento ao cliente Sanepar 0800 200 0115, que funciona 24 horas”.