Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 05:50:34
Geral

Prédios públicos estão servindo como casa para moradores de rua

Segundo relatos, a situação se torna mais complicada por causa da sujeira que fica ao redor e também o cheiro forte nesses locais

Prédios públicos estão servindo como casa para moradores de rua

A Folha de Campo Largo recebeu a informação de que alguns pontos da cidade, inclusive prédios públicos como a Fundação João XXIII, no Centro, e a Biblioteca Pública estão servindo como “casa” para moradores de rua.

Segundo relatos, a situação se torna mais complicada por causa da sujeira que fica ao redor e também o cheiro forte nesses locais, principalmente relacionado às necessidades fisiológicas dessas pessoas.

Em resposta, a Prefeitura enviou a seguinte nota: “Em atenção ao solicitado, informo que esta Secretaria de Desenvolvimento Social dispõe de dois serviços específicos para o atendimento de pessoas em situação de rua em nosso Município, a abordagem social e o Centro POP.

O Serviço de Abordagem Social tem como objetivo assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa, identificando casos de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras.

Este serviço deve garantir atenção às necessidades mais imediatas das famílias e indivíduos atendidos, buscando promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas, na perspectiva de garantia de direitos.

O Centro POP tem como objetivo promover o atendimento especializado à população em situação de rua, devendo ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

São atendidas neste serviço aquelas pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência e tem por finalidade assegurar o atendimento técnico e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Promove-se o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal (banho e lavanderia), de alimentação e provisão de documentação civil. Proporciona endereço institucional para utilização, como referência, do usuário.

 

No que se refere ao serviço de Abordagem Social e Centro POP sobre a situação em questão, estes orientam a população em situação de rua com relação a limpeza e organização do espaço que ocupam, boa convivência com os moradores da região, entre outros. Não faz parte dos serviços retirá-los do local onde pernoitam, pois estes têm o direito de ir e vir, e utilizarem as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência”.