Um levantamento feito pelo jornal Gazeta do Povo mostrou que Campo Largo está entre um dos 59 municípios que não pagam o piso salarial para professores em início de carreira. Prefeitura esclarece e Sindicado do Magisté
Um levantamento feito pelo jornal Gazeta do Povo, em todo o Paraná, mostrou que 59 municípios pagam aos professores um salário mais baixo do que o piso. Entre esses municípios está Campo Largo. O piso salarial da classe é de R$ 1.149,40 para 20 horas semanais e R$ 2.298,80 para 40 horas, para quem está começando a carreira.
No último ano, segundo o Sindicato do Magistério de Campo Largo, foram contratados aproximadamente 30 professores, profissionais atingidos pelo salário abaixo do piso. O próprio Sindicato esclarece que esteve em conversa constante com o prefeito Marcelo Puppi durante o ano de 2017, para ainda no início da gestão conseguir resolver a situação, mas sem sucesso.
Isso acontece porque o município infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal e possui uma folha de pagamento acima do limite previsto pela Lei para a cidade. A baixa arrecadação do município também atrapalha para que o valor não seja cumprido, assim como a indefinição de uma data base para os servidores públicos.
Segundo o Sindicato, essa situação acontece apenas com os professores em início de carreira e que o Plano de Carreira é respeitado pelo município.
Sobre o caso, a Prefeitura de Campo Largo esclarece que esse salário é pago aos colaboradores de nível NP-1, que foram classificados em um concurso antigo, que será extinto em breve. Ressaltam também que nem todos recebem esse salário e para 2018 serão feitos reajustes necessários.
Foto da internet