Aposentados e pensionistas que não podem ir até a agência realizar a prova de vida podem ser representados por seus procuradores legais
Todos os aposentados e pensionistas do INSS devem realizar todos os anos a prova de vida nas agências em que retiram o benefício. Essa é uma medida obrigatória e prevista em Lei, e, se não cumprida, poderá acarretar no cancelamento do benefício.
O gerente substituto da Agência do INSS de Campo Largo, Nelson Malinoski, explica que em poucos minutos essa atualização é realizada. “Essa atualização deve acontecer anualmente e o beneficiário só precisa comparecer até a agência que recebe o benefício, dizer que quer fazer a prova de vida e apresentar o documento de identidade ou carteira de motorista. O funcionário do banco irá fazer o reconhecimento e assinar uma ficha que libera o benefício por mais um ano.”
Nelson conta que se essa atualização não for feita em até três anos o benefício é suspenso até a regularização. “O que acontece é que há pessoas de má-fé que recebem o benefício mesmo após a morte do aposentado ou pensionista. Essas pessoas possuem os dados, cartão e senha, e fazem a retirada. Portanto, se acontecer do benefício ser suspenso, basta que a pessoa que o recebe vá até a agência e realize esse procedimento. Em até uma semana o dinheiro poderá ser retirado novamente”, orienta.
Aposentados e pensionistas que não podem ir até a agência realizar a prova de vida podem ser representados por seus procuradores legais.
Pessoas que continuam recebendo mesmo após o falecimento do beneficiário são repassadas para a Polícia Federal, que identifica os valores recebidos indevidamente. Elas deverão fazer a devolução desse valor, caso contrário será processado. “Infelizmente há um grande número de pessoas que realizam esse tipo de fraude, recebendo por alguém que já morreu”, diz.