Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 07:32:19
Geral

Corpo de Bombeiros alerta para cuidados ao manusear fogos de artifício

Para que essa prática resulte apenas na beleza dos fogos, é preciso seguir algumas medidas de segurança, passadas pelo Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros alerta para cuidados ao manusear fogos de artifício

Soltar fogos de artifício é considerado uma tradição em Campo Largo e no país como um todo. Mas para que essa prática resulte apenas na beleza dos fogos, é preciso seguir algumas medidas de segurança, passadas pelo Corpo de Bombeiros.

O primeiro passo acontece na hora da compra, procurando locais com certificação do Corpo de Bombeiros, conforme explica o Tenente Trevisan. “Ao ter a certificação do BM, subentende-se que há certificação da Vigilância Sanitária e liberação do Meio Ambiente para a venda daqueles produtos. Assim, as chances de serem vendidos produtos falsificados ou sem procedência são menores, o que garante uma maior segurança na hora da execução da soltura dos fogos.”

A classificação da faixa etária também merece atenção, pois dependendo dos fogos de artifício são proibidos para menores de 18 anos, sendo inclusive proibida a sua venda. “Os comércios são proibidos de vender bebidas alcoólicas para menores, mas muitas vezes, acabam vendendo fogos de artifício, que podem causar consequências sérias. Os famosos estalinhos são permitidos para crianças, desde que tenha supervisão dos pais. Rojões, buscapés e outros que tenham certificação para maiores de 18 anos, não devem ser manuseados por crianças”, explica o Tenente.

Ao comprar as caixas, a pessoa que irá manusear deve ler com atenção as instruções escritas na embalagem. Há informações valiosas para que não ocorram acidentes, como o registrado no bairro Bateias. Uma pessoa de 40 anos ficou com queimaduras de terceiro grau, após estourar em sua mão uma bomba. “Em caso de acidentes, as pessoas sempre devem chamar o Siate pelo telefone 193. Fogos de artifício também podem causar incêndios, se cair em um em material inflamável, como tecidos, plásticos, por exemplo”, alerta.

Outra recomendação é que pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas não manuseiem os fogos, para evitar acidentes maiores. Outra situação é não reacender fogos que não estouraram, pois podem causar acidentes graves. “Um acidente com fogos de artifício podem causar queimaduras graves e até laceração dos dedos ou da mão. É necessário muito cuidado. Não se pode direcionar nas pessoas que estão próximas ou jogar em multidões, para que não as fira”, orienta.

Também não é recomendado usar tijolos ou garrafas na hora de estourar os fogos. “Sempre colocar na base e sair de perto. Jamais estourar enquanto segura na mão o artefato”, finaliza.