Acicla passa a atuar como correspondente da Fomento Paraná e poderá operacionalizar financiamentos de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão para micro, pequenas e médias empresas
A Associação Comercial e Industrial de Campo Largo - Acicla passa a atuar como correspondente da Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado. Com isso, poderá operacionalizar financiamentos de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão para micro, pequenas e médias empresas, que tenham faturamento bruto anual de até R$ 16 milhões.
O convênio foi firmado na segunda-feira (16) entre Estado e associações comerciais e empresariais do Paraná. O objetivo é estimular a economia, com facilidades ao empresário e maior oferta de crédito para investimentos. A Acicla atuará como facilitadora nesse processo.
Para o presidente da Acicla, Juliano Toppel, participar no projeto de Correspondente Fomento Paraná é muito importante, porque traz ao associado uma nova oportunidade de crédito com taxas baixas e melhor atendimento. “Temos uma sala exclusiva para atender aos processos da Fomento Paraná e a cada mês aumenta a procura por financiamentos. É importante também a taxa que a Fomento Paraná tem praticado para o micro e pequeno empresário. Agora vamos poder atender também empresas de porte médio”, comenta.
Eliane Stoco Danescki, gerente de crédito da Acicla, explica que antes só operavam com microcrédito de R$ 1.300 a R$ 20 mil, sendo o máximo de R$ 6 mil para capital de giro e R$ 20 mil para investimento. Até então, já possibilitaram, ao todo, o empréstimo de mais de R$ 1 milhão nestas linhas aos empreendedores locais. Agora como correspondente, amplia o valor do empréstimo para R$ 1,5 milhão. Eliane comenta que os valores devem começar a ser liberados dentro de 30 dias. As taxas de juros são reduzidas e o recurso é liberado com mais agilidade.
Segundo nota divulgada pelo governo, o projeto de implantação dos Correspondentes está previsto no Planejamento Estratégico da Fomento Paraná visando assegurar a sustentabilidade da instituição a longo prazo e garantir o cumprimento de sua missão. Foram necessários dois anos de planejamento, estudos, adaptação e melhorias de sistemas e de processos. “Nossa expectativa com o projeto dos Correspondentes é reduzir significativamente o tempo de análise das propostas e com isso atender a um maior número de empresas, aumentando o volume de contratações, o que vai refletir em melhoria da rentabilidade”, afirma o diretor Administrativo e Financeiro, Claudio Shigueoka.