Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:47:14
Geral

Morre em Campo Largo Adelar Bertussi pioneiro do tradicionalismo Gaúcho

Adelar faleceu no Hospital do Rocio, onde foi hospitalizado em decorrência de problemas cardíacos.
Morre em Campo Largo Adelar Bertussi pioneiro do tradicionalismo Gaúcho
Fonte: O Correio

Faleceu na manhã deste sábado (30), aos 84 anos, o músico Adelar Bertussi, um dos pioneiros da música tradicionalista do Rio Grande do Sul. Ao lado do irmão, já falecido Honeyde Bertussi, Adelar foi fundador do grupo Os Bertussi, o mais antigo conjunto de bailes e fandangos ainda em atividade no Sul do Brasil. Adelar faleceu no Hospital do Rocio, onde foi hospitalizado em decorrência de problemas cardíacos e estava na região para tocar em Curitiba neste sábado.

Sua carreira de músico conta com mais de 70 anos de vida profissional. Entre LPs e CDs, possui mais de 50 discos gravados. Realizou mais de 6 mil apresentações entre bailes, shows e participações especiais no Brasil e exterior. Possui mais de 400 músicas gravadas incluindo folclóricas e regionais do sul, além de músicas populares brasileiras, internacionais e clássicos. Também escreveu métodos de acordeon que em parceria com o Maestro Waldir Teixeira, lançou o primeiro método ?Som Bertussi? e na sequencia o segundo volume intitulado ?Som Bertussi ? Som Maior?.

De família de músicos, em 1940, seu pai Fioravante Bertussi formou um grupo com seus quatro filhos para tocar em bailes e festas: Honeyde, tocava violão e acordeon, Walmor, Clarinete e bateria, Wilson, clarinete e saxofone e Adelar, ainda menino, tocava cavaquinho, gaita de botão e pandeiro, aperfeiçoando-se mais tarde em acordeon.

Na década de 1950, Honeyde e Adelar se destacaram tocando e cantando e formaram a maior dupla gaúcha de todos os tempos, os Irmãos Bertussi.

Entre títulos, homenagens, prêmios, troféus e diversas formas de reconhecimento que recebeu, destacam-se o Título de Cidadão Honorário do estado do Paraná e dos municípios de Pinhão (PR) e São Marcos (RS) e Emérito de Caxias do Sul (RS). Participação especial no 4º Encontro dos Tradicionalistas Gaúchos nos Estados Unidos e na Festa das Nações em Nova Iorque, a inauguração do Monumento aos Irmãos Bertussi em frente a Fazenda Bertussi, o lançamento do livro de Renato Mendonça: Os Quatro Pilares da Tradição Gaúcha e do livro Coração Gaúcho ? Irmãos Bertussi, de Tânia e Charles Tonet. Também recebeu o Troféu Prêmio Açoriano, Melhores Gaiteiros do Mundo, e Prêmio da Música da Serra Gaúcha pela sua obra musical. Recentemente teve sua vida artística retratada em DVD no Documentário Musical chamado ?Adelar Bertussi ? O Tropeiro da Música Gaúcha?.

Deixou o duo Os Bertussi no ano de 1998, e foi substituído por seu filho Gilney Bertussi. Adelar Bertussi é considerado um dos símbolos do tradicionalismo no Rio Grande do Sul.

Fonte: O Correio