O principal objetivo do projeto é ajudar a melhorar a vida e a realidade daquelas pessoas, com doações de roupas, calçados, fraldas, produtos de higiene pessoal, colchões e manutenção do Infant&a
Um grupo de amigos formou em 2013 a Sociedade Capulana, que atua como voluntária no Infantário Provincial de Inhambane, no Moçambique, no continente africano. O projeto foi iniciado pelo campo-larguense Ademir Grein Gualberto, que na época morava no país e, vendo a realidade daquelas pessoas, começou a mobilizar os brasileiros.
O principal objetivo do projeto é ajudar a melhorar a vida e a realidade daquelas pessoas, conforme conta a voluntária Priscila de Almeida. “Sempre que possível fazemos doações de alimentos, roupas, calçados, fraldas, produtos de higiene pessoal, colchões, manutenção do Infantário, passeios para praia em datas especiais como Natal e Dia das Crianças. No momento, nosso objetivo é construir um banheiro para as meninas, bebês e crianças com necessidades especiais, além de reconstruir o banheiro dos meninos.”
Os voluntários pedem contribuições para tornar o objetivo realidade. “Estamos tentando conseguir ajuda, uma vez que não somos uma ONG, nem algo similar e somos apenas amigos tentando tornar a qualidade de vida de nossos pequenos um pouco melhor, uma vez que eles já têm muito o que superar por conta de suas condições de órfãos em um dos mais pobres países do mundo”, completa.
O projeto atende cerca de 30 a 35 crianças de 0 a 17 anos que moram no Infantário, diretamente. Indiretamente são cerca de 50 crianças de 06 a 17 anos, por meio de atividades escoteiras realizadas aos sábados. Também faz parte dos planos expandir o Movimento Escoteiro às crianças que moram aos arredores no Infantário.
Hoje, fazem parte da Sociedade da Capulana 11 voluntários, sendo que, destes, nove já foram até Moçambique e conhecem as crianças atendidas e o Infantário. Um dos voluntários é Moçambicano. É possível ingressar como voluntário ou ajudar com contribuições por meio da página Facebook.com/sociedadedacapulana/ ou do fone: (41) 3032-7735 / (41) 99604-9740 falar com Priscila.
Para a construção e melhoria dos banheiros, a Sociedade Capulana criou uma Vakina, disponível no site www.vakinha.com.br/vaquinha/banhoquentinho. Mais informações no Facebook da página ou no inbox com uma das voluntárias, Priscila de Almeida, www.facebook.com/pri.almeida.351.