Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:55:36
Geral

Nova Igreja Aparecida se torna realidade

As obras da nova Igreja Aparecida começaram em 2015 e podem ser concluídas antes do tempo previsto

Nova Igreja Aparecida se torna realidade

O sonho dos fiéis está sendo concretizado e pode ser concluído antes do tempo previsto. A realidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida mudou com a vinda do Padre Aguinaldo Martins para cá, em fevereiro de 2014. As missas começaram a atrair até mais de mil pessoas, sendo que a capacidade da Igreja é para 280 pessoas sentadas. Mesmo assim, os fiéis ficam em pé pelos corredores e do lado de fora da porta, ouvindo atentos às palavras do pároco.

Com a necessidade de ampliação, o projeto começou a ser discutido no início de 2015 e logo começou a execução da obra, com objetivo de ter mais espaço para os fiéis. Segundo Dalton Schipiura, coordenador da equipe de construção e por 14 anos coordenador do Caep - Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial, o Cerco de Jericó atrai cerca de 1.100 pessoas para a Igreja, já a Missa de Cura e Libertação chega a reunir de 700 a 800 pessoas.

Essas celebrações já estão sendo realizadas de forma adaptada no estacionamento da construção, para poder abrigar da melhor forma possível a todos. A forma improvisada, com tapumes e sem acabamentos, acaba sendo apenas um detalhe diante do real motivo que levam estas centenas de pessoas até lá.

Com a nova Igreja, vão solicitar ao arcebispo que seja o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Com isso, terão missa todos os dias, mais padres atendendo e também mais eventos. O próximo Cerco terá início no dia 15 de setembro e deve continuar sendo bastante procurado. Com o Padre Aguinaldo, Dalton comenta que a comunidade ficou muito mais participativa e é nítida a diferença de envolvimento. Aos finais de semana, participam das missas cerca de 1.500 pessoas, só na Matriz.

A previsão de conclusão da obra depende do valor arrecadado, mas já está bem adiantada e pode ser concluída em 2019. A previsão inicial era de oito anos para finalizar, mas em dois de obra já iniciará a fase de reboco, que esperam que seja concluída até dezembro. Em março deve iniciar a cobertura. Para isso, estão arrecadando dinheiro com as festas e quem puder ajudar pode fazer doações direto na paróquia.

Até hoje já foi investido 1 milhão e 300 mil reais. A obra contempla um estacionamento coberto que também pode ser transformado em um salão de eventos para mil pessoas, com cozinha. A área da Igreja, construída com cantos arredondados, comportará cerca de mil pessoas sentadas e o chão está sendo construído com inclinação, para que todos consigam ver melhor o altar, no qual terá ao fundo pinturas com a história de Campo Largo.

A atual Igreja, construída em 1962, será demolida e no local será estacionamento. Hoje, com a grande participação nas missas, carros ficam estacionados até próximo da Praça da Polônia. Serão mantidos o Centro Catequético, a churrasqueira e a casa dos padres. A obra, de 2.600m2, está sendo executada por cinco pedreiros, não há uma construtora contratada. Para a coordenação da obra, existe uma equipe da Igreja composta por oito pessoas. Começaram com caixa zero e conseguem recurso com quermesse, festas e festival de prêmios.