Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:58:04
Geral

Alunos apresentam proposta para arquivo de documentos

Na manhã da última segunda-feira (14) os alunos do curso EAD de Serviços Públicos, do IFPR promoveram  uma palestra sobre a importância do arquivamento de documentos. Eles aproveitaram para apresentar o planeja

Alunos apresentam proposta para arquivo de documentos

Na manhã da última segunda-feira (14) os alunos do curso EAD de Serviços Públicos, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoveram no salão de eventos do Centro de Ciências Tecnológicas e Cerâmicas (Cestec) uma palestra sobre a importância do arquivamento de documentos, tanto em setores públicos, como privados e até mesmo em casa.

A palestrante convidada pelos alunos é a professora do IFPR do campus Curitiba, da área de Gestão de Negócios, Marlene de Oliveira. A palestra tinha como tema central o arquivamento público e a importância da preservação desses arquivos e também da memória da cidade. “Nós brasileiros temos um problema muito sério, que é a falta de cuidado com os documentos, que geralmente são apenas guardados em caixas ou gavetas, sem a devida atenção. Muitas vezes, perde-se documentos e é preciso ir atrás de outra via. Isso também acontece nas empresas e repartições públicas, infelizmente. A diferença é que a última é obrigada a manter em bom estado esses documentos”, explica.

Há um mês, o presidente Michel Temer sancionou um decreto que visa diminuir a burocratização dos serviços prestados pelo setor público, sendo este publicado em Diário Oficial. A medida visa, entre outros itens, obrigar os órgãos a buscarem documentos em outras repartições quando precisarem de algum arquivo, e não exigirem que a pessoa física ou jurídica tenha que apresentar o arquivo, articulando ainda mais o serviço e evitando que o cidadão tenha gastos e transtornos precisando apresentar todas as vezes os documentos.

“É necessário ter pessoas habilitadas para trabalhar com esses arquivos. Elas precisam passar por um treinamento eficaz e ter comprometimento. Além disso, é necessário um espaço livre de umidade destinado para esse arquivo, afim de garantir que eles fiquem em bom estado”, completa a palestrante.

Estavam presentes no evento cerca de 35 pessoas, entre autoridades, como os vereadores Alemão e Bete Damasceno e também alunos da instituição, convidados e colaboradores do executivo municipal. No segundo momento da palestra foi apresentado aos espectadores uma proposta de implementação de um setor que cuidaria de toda a documentação do município, com uma equipe técnica específica para isso. Esse é o trabalho de conclusão de curso dos estudantes Felix Savi, Luciano Nunes, Nilton Muginoski e Tainara Ribeiro.

Para a professora e orientadora Sirlei Branco, a apresentação do projeto consolida o aprendizado de todas as disciplinas do curso. “Depois de todo o estudo teórico que tivemos, acabou surgindo a ideia dessa proposta, que é toda baseada em leis, resoluções e documentos, o que faz com que ela seja viável. O arquivo público está previsto em Lei, conforme o Portal da Transparência, pois faz parte do município, da sua história. Em Campo Largo não há esse departamento, então aqui está uma proposta de um projeto já engatilhado”, finaliza.