Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:31:26
Geral

Prefeito recebe projeto para ocupação da antiga BR-277

O projeto, tratado como estudo preliminar, contempla um parque linear, o Parque da Louça, o Parque dos Tropeiros, o Parque dos Imigrantes e um Centro de Eventos com auditório, salas de apoio, área de exposição e um

Prefeito recebe projeto para ocupação da antiga BR-277
A área da antiga BR-277 deverá ser transferida oficialmente para o Município de Campo Largo, em cerca de 90 dias. Em 15 dias o prefeito Marcelo Puppi espera receber as certidões vintenárias (com até 20 anos) dos imóveis confrontantes da área da antiga BR-277, para discutir com o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Governo Federal), e com o DER – Departamento de Estradas de Rodagem (Governo do Estado), os meios legais para a transferência.
 
Na última terça-feira (25), o prefeito recebeu, da arquiteta campo-larguense Klariza Helena Lopes, um projeto para ocupação racional de toda a área, com uma moderna proposta urbanística para o eixo. O projeto, tratado como estudo preliminar, contempla um parque linear, o Parque da Louça, o Parque dos Tropeiros, o Parque dos Imigrantes e um Centro de Eventos com auditório, salas de apoio, área de exposição e um café. Está no projeto também pistas de esportes (Skate, quadras de Vôlei, Futebol, Tênis e Poliesportiva) e destina áreas residenciais, comerciais e de preservação ambiental.
 
O projeto de Klariza
Concebido em 2013 como Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o projeto da arquiteta Klariza Lopes foi um dos concorrentes de destaque no 25º Opera Prima - 2014, importante concurso nacional de Arquitetura e Urbanismo, como Projeto de Requalificação da BR-277 – Trecho Campo Largo. O prefeito Marcelo Puppi, ao conhecer o trabalho, ficou satisfeito com a abrangência da obra, que pensa a ocupação daquele espaço como um novo pólo de desenvolvimento da cidade.
 
No projeto de Klariza, o Parque dos Tropeiros terá, dentre outros atrativos, uma Trilha Urbana, feiras de finais de semana, museu, setor de artesanato, o Mercado Municipal e áreas de preservação ambiental, além de setores comerciais e residenciais. O Parque da Louça terá portal, Área de Preservação Permanente, pavilhão de exposições, área esportiva, feira ao ar livre e áreas residenciais e comerciais.
 
O Parque dos Imigrantes, como uma das mais importantes intervenções, contemplará o Centro de Eventos, um edifício com amplo auditório, área de exposições e café.
 
O prefeito Marcelo Puppi informou que já recebeu outros dois projetos de ocupação do espaço, e que está satisfeito com o interesse dos arquitetos campo-larguenses com o assunto. Disse, ainda, que tão logo o Município receba a área, definitivamente, vai propor possivelmente um concurso para escolher qual o melhor projeto para a cidade.