Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 12:02:39
Geral

Unidade de Saúde do Águas Claras é arrombada pela 4ª vez

Além dos estragos, os ladrões levaram um computador e uma mochila com equipamentos médicos. É a quarta vez em menos de quatro anos que aquela UBS é alvo de ladrões.

Unidade de Saúde do Águas Claras é arrombada pela 4ª vez

Na madrugada da última quarta-feira (26), ladrões arrombaram a porta da Unidade de Saúde de Águas Claras, fizeram um grande estrago e roubaram um computador e uma mochila com equipamentos médicos. É a quarta vez em menos de quatro anos que aquela UBS é alvo de ladrões. Há duas semanas a secretária municipal da Saúde, Christiane Chemin, pediu reforço na segurança, para a Guarda Municipal, porque houve uma tentativa de arrombamento, sem sucesso.

Desta vez, os ladrões tentaram entrar pela porta de aço, que separa a UBS da Creche Ruldolf Gohringer e não conseguiram, deram a volta e quebraram os vidros da porta lateral, por onde entraram. Com o extintor de incêndio eles neutralizaram o sensor e, depois de quebrar mais uma porta, chegaram ao computador - com dados de mais de 15 mil pacientes daquela US - e fugiram, levando também uma mochila com equipamentos médicos.

O posto ficou com o atendimento restrito, durante toda a quarta-feira, porque a Prefeitura Municipal de Campo Largo precisou registrar Boletim de Ocorrência, na Polícia Civil, e solicitar a presença de peritos do Instituto de Criminalística. À tarde, foram providenciados os reparos nas portas danificadas e na Central de Alarmes. A Unidade atende uma média de 120 pessoas por dia, muitas das quais não puderam ser atendidas na quarta-feira.

Os peritos encontraram marcas de pneus de motocicleta no corredor entre a creche e a UBS, onde fica a porta que liga os dois órgãos. Ao ladrões chegaram a deixar “zerinho” no piso, feita com os pneus de uma motocicleta.

A UBS do Águas Claras é monitorada por uma empresa de segurança, além das rondas da Guarda Municipal. Mesmo assim, a ação dos marginais é muito intensa, a ponto de causar medo aos funcionários. A secretária Chriatiane Chemin lamentou o ocorrido, adiantando que o prejuízo maior é da população, prejuízo material e no atendimento. Disse que vai reforçar ainda mais a vigilância e espera que os autores desse crime sejam identificados e processados pela Justiça.

O chefe da unidade, enfermeiro Fábio Manoel da Cruz, disse que fica preocupado com a ação de ladrões no posto, porque o local é bem isolado e tem pouca segurança. O sistema de monitoramento eletrônico não é suficiente para inibir a ação dos marginais. Um policial que esteve no local disse que o arrombamento possivelmente foi praticado por jovens viciados, que buscam apenas algum equipamento de valor para trocar por drogas. A Polícia Civil está investigando o caso.