Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 01:27:17
Geral

Conscientização sobre desperdício de alimentos deve começar em casa

Segundo Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes de chegar à

Conscientização sobre desperdício de alimentos deve começar em casa

No Brasil são desperdiçados cerca de 41 mil toneladas de alimentos por ano, segundo levantamento feito pela Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, uma instituição de pesquisa internacional. Isso coloca o Brasil na lista dos 10 países que mais perdem e desperdiçam alimentos em todo o mundo.

O fator mais preocupante é que esse desperdício acontece em cadeia, começando pela parte da produção até a mesa do consumidor. Segundo Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes de chegar à mesa do consumidor.

Portanto, a consciência deve prevalecer na hora de ir ao mercado, para evitar comprar por impulso e desperdiçar alimentos. Ela também deve estar presente na hora de preparar os alimentos, para que suas cascas e talos sejam também reaproveitados, conforme recomenda Ivone Valter Valentin, responsável por uma cozinha industrial de Campo Largo. “É sempre bom ter em mente que você deve comprar somente o que vai consumir e se por ventura sobrar o indicado é congelar em pacotes herméticos, que possuem vedação e mantêm o alimento protegido, sem riscos de vazamento, que serão usados em uma próxima oportunidade.”

Outra alternativa para diminuir o desperdício em casa é sempre escolher muito bem os alimentos na hora da compra. “É importante avaliar os alimentos que serão servidos para a família. Por exemplo, as carnes devem estar bem vermelhas, frangos na cor clara e sem manchas, e de preferência resfriado, com a data do dia ou dia anterior. Os peixes devem ter os olhos brilhantes ou congelados no formato de filés. As frutas e verduras bem frescas e sem manchas. Outra dica importante que eu dou é sempre prestar atenção na data de fabricação, busque sempre produtos com a fabricação mais recente”, recomenda.

O cardápio, mesmo para fazer almoço e jantar no dia-a-dia, pode ser calculado, o que evita muito o desperdício. Ivone explica que uma pessoa come em média 500 gramas de comida – valor estipulado antes do cozimento. Destes, podem ser divididos entre 200 gramas de carne, 40 gramas de feijão, 50 gramas de arroz, 60 gramas de massas, 50 gramas de verduras e 50 gramas de frutas.

Então a indicação é que a pessoa responsável pelo cozimento desses alimentos levem essas quantias em consideração na hora de cozinhar, evitando o desperdício. Em caso de eventos, essa média sobe para 800 gramas por pessoa.

Horta domiciliar
Uma das alternativas para evitar o desperdício é ter em casa uma horta domiciliar. “Com a horta domiciliar é possível ter tudo fresquinho e sem agrotóxicos, além de ser uma terapia muito prazerosa semear, regar e colher. É um modo de economizar dinheiro também, já que é possível fazer adubos orgânicos com restos de cascas e sobras geradas em casa”, diz Ivone.