Consumidores e microempreendedores que possuem dívidas com o Banco do Brasil, Bradesco Cartões e demais instituições participantes, ganharam um tempo maior para renegociar as prestações vencidas.
O prazo do mutirão, realizado em parceria com os Procons do PR, e a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon foi prorrogado até o dia 31 de maio.
Para participar, o consumidor, a ME (microempresa) ou MEI (microempresário individual) devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, entre os dias 8 e 31 de maio e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
De acordo com Zeila Plath, dirigente do Procon de Campo Largo, "a plataforma www.consumidor.gov.br, permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores, de uma forma rápida e efetiva, significando uma resposta rápida do poder público aos anseios do cidadão."
Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.