De um pequeno armazém, fundado há 75 anos, hoje a Famiglia Zanlorenzi se transformou em uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil.
De um pequeno armazém, fundado há 75 anos, hoje a Famiglia Zanlorenzi se transformou em uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil. Na última sexta-feira (07), a empresa inaugurou em Campo Largo seu mais novo e moderno parque industrial, que leva o nome de Ivo Romano Zanlorenzi, um investimento de R$ 40 milhões.
Com a aquisição de um equipamento de ponta da indústria alemã Krones, a Famiglia Zanlorenzi aumentará sua capacidade de produção e passará a envasar uma linha de sucos e chás em embalagem pet, com alto controle de qualidade e envase asséptico, sem que precise adicionar conservantes às bebidas, mantendo as propriedades nutricionais das frutas e vegetais. Com garrafas pet, o custo poderá ser até 25% menor ao cliente e permitirá maior facilidade na portabilidade. Atualmente a empresa comercializa mais de 130 rótulos, segmentados nas categorias de vinhos de mesa, vinhos finos nacionais e importados, espumantes, sucos e bebidas saudáveis.
“A empresa prima pela qualidade. Não chegamos aos 75 anos à toa”, enfatizou o diretor-presidente da Famiglia Zanlorenzi, Giorgeo Zanlorenzi, anunciando uma linha inovadora de chás, com adoçantes naturais e extremamente saudáveis. O lançamento foi justamente feito neste dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde.
O evento teve a presença do secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara; do ex-senador Osmar Dias, do vice-prefeito Mauricio Rivabem, da secretária municipal de Finanças Marcia Parolin, do presidente da Subseção da OAB Campo Largo, Dr. Ivo Cezário Gobbato de Carvalho; entre outras autoridades, clientes, familiares e amigos.
O secretário Norberto Ortigara destacou a trajetória bonita e de muito trabalho da empresa. “É um momento ímpar, um grande esforço para fazer um empreendimento desta proporção com recursos próprios. Quem aposta nas oportunidades se diferencia. Investiram em uma tecnologia de primeiro mundo, com performance elevada, qualidade garantida e cativando o consumidor por um bom produto. Também sinto orgulho dos agricultores paranaenses, gerando renda, oportunidades e ajudando a economia, dando esperança às pessoas. Investimentos como este contribuem para mudança de visão e para colocar o Brasil em um rumo melhor.”
O ex-senador Osmar Dias enfatizou que mais de duas mil famílias dependem do sucesso desta empresa, que tem sua base produtora em São Marcos, no Rio Grande do Sul. “O Brasil precisa de pessoas de bem e que invistam na economia para prosperar”, disse, lamentando apenas o alto imposto sobre o vinho, de 65%.
História e investimento
A atual loja da Famiglia Zanlorenzi foi o local que deu início à história desta empresa, que neste ano comemora 75 anos. Lá funcionava um antigo armazém, do senhor Carlos e Julia Zanlorenzi - avós do atual presidente da empresa, Giorgeo Zanlorenzi -, onde comercializavam vinhos artesanais.
Em um emocionante discurso na inauguração do parque industrial, Giorgeo contou que a geração do seu pai e tios deu ?sequência à empresa. Mas, no início da década de 90, acabaram falecendo seu irmão, tio e avô, sendo uma fase bastante difícil. Em 1997, ele assumiu a companhia, que na época apenas comercializava o Vinho Campo Largo e só estava presente na região.
Deixaram ao Giorgeo a missão de continuar esta história, o que acabou sendo um grande marco na empresa, pois tem se destacado em dois pilares a que se propôs, de aumentar o portfólio de produtos e expandir a comercialização para todo o País.
Lançaram outros vinhos de mesa, passou a vender linha de vinhos nacionais e importados. Em 2014 se associou a uma empresa chilena e começou a vender seus vinhos no Brasil. Em 2017, fechou parceria com uma empresa argentina e até final deste ano estará distribuindo vinhos portugueses.
A produção de sucos começou em 2010, quando resolveu aproveitar a uva usada para fazer vinhos e deu início a um trabalho de saudabilidade. Em 2014 começaram a produzir suco de maçã e no início de 2015 lançaram suco de frutas e vegetais, acompanhando uma tendência mundial de crescimento.
Todos os produtos foram sempre envasados em vidro, até que observaram fora do País a utilização de embalagens Pet e resolveram mais uma vez inovar e investir. Em junho de 2015 buscaram o fornecedor que tem a melhor tecnologia para envase asséptico, a indústria alemã Krones, com quem fecharam a compra do equipamento no valor de R$ 40 milhões. “Foi um ato de bastante coragem pelo alto investimento, mas acreditando no produto e em todos os colaboradores que aceitaram o desafio proposto”, destaca Giorgeo. “Tenho orgulho de inaugurar a segunda planta asséptica de pet no Brasil, a quinta na América Latina, e levar a marca Campo Largo para todo o Brasil”, completa.
Segundo o gerente industrial da empresa, Mateus Poggere, a capacidade de envase apenas neste novo equipamento passa a ser de 18 mil garrafas por hora e a produção será de 40 a 45 milhões de litros de diferentes produtos ao ano. As bebidas podem ficar até um ano sem refrigeração. A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Talita Lopes, comenta sobre a tecnologia da nova máquina, a qual não expõe o produto a nenhum risco e se adapta conforme a produção. Ela ainda destaca o investimento em pessoas especializadas para atuar no laboratório para desenvolvimento dos produtos, valorizando aromas, sabores e cores, como também o laboratório de microbiologia, através do qual se garante a qualidade das bebidas e de todo o processo.
Produtos
O novo parque da Famiglia Zanlorenzi permitirá dobrar o portfólio de bebidas saudáveis: um significativo salto de 24 para 42 produtos. Destes, 28 rótulos passam a ser envasados em pet asséptico, englobando sucos de frutas, de frutas e vegetais e chás, o novo lançamento da companhia.
Os seis chás da marca Campo Largo complementam a já ampla categoria de bebidas saudáveis produzidas pela Famiglia Zanlorenzi, e serão vendidos nos sabores hibisco + cranberry zero, 3 Chás Zero (uma mistura dos chás branco, verde e mate), chá verde + gengibre + limão zero; e os mates com limão zero, com limão e açúcar demerara orgânico e o natural com açúcar demerara orgânico. Uma novidade diferencia os chás Campo Largo dos concorrentes: os produtos regulares são adoçados com açúcar orgânico, enquanto que os zeros levam stevia em sua composição.
Além dos chás, será inserida na linha Simmm! o novo Simmm! Vegs açaí + berry, um suco de uva integral com açaí acrescido de cranberry, romã, ameixa e morango. Os novos pets da Famiglia Zanlorenzi serão comercializados nos tamanhos de 250 ml, 900 ml (carro-chefe) e familiar de 1,350 l.