Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 06:44:37
Geral

Empresa de campo-larguense é eleita a melhor do Brasil em modelo de negócio

Fundadora e diretora da Oficina, Monica Picavêa é uma campo-larguense, que estudou no Colégio Sagrada Família e cresceu no bairro Vila Bancária.

Empresa de campo-larguense é eleita a melhor do Brasil em modelo de negócio

28/12/2016

Novidade do 34º Prêmio ECO, a escolha por voto popular da melhor empresa do Sistema B premiou a Oficina da Sustentabilidade, reconhecida por seu modelo de transformação de negócios através da sustentabilidade. A empresa recebeu 66,7% dos votos válidos e apresentou seu case durante a cerimônia de premiação do concurso, no dia 11 de dezembro na sede da Amcham (Câmara Americana de Comércio), em São Paulo.

Fundadora e diretora da Oficina, Monica Picavêa é uma campo-larguense, que estudou no Colégio Sagrada Família e cresceu no bairro Vila Bancária, onde mora sua família. Atualmente não mora mais em Campo Largo, mas constantemente faz visita a seus familiares e amigos.

Monica, que é jornalista, conduziu a apresentação esclarecendo porque o modelo de negócio da empresa a enquadra no Sistema B, movimento global de instituições que, antes de buscarem ser as melhores do mundo, visam ser as melhores para o mundo. São empresas que geram produtos e serviços com respeito a parâmetros sociais, ambientais e de governança. Mais de 1.800 no mundo possuem a certificação B, sendo 62 brasileiras.

Não é a primeira vez neste ano que a Oficina recebe um prêmio sem ter se candidatado, por conta de seus princípios e modo de atuação. A organização norte-americana B The Change pontuou todas as filiadas internacionais ao Sistema B e reconheceu as 10% de maiores índices com prêmios por categorias.

A Oficina foi destaque na geral (Overall) e trabalhadores (Best for Workers), tendo recebido o The Best for the World Award 2016 no dia 8 de setembro, na Califórnia.

“A ideia dessa certificação é fomentar uma maneira diferente de as empresas interagirem com o mundo, que na realidade a minha procura praticar desde o princípio. Esse reconhecimento e o sucesso da Oficina, como empresa que dá lucro, são provas de que essa mentalidade colaborativa está ganhando força, felizmente”, avalia Monica, que recebeu a placa de Empresa Destaque no Sistema B Corp Brasil ao lado de Isabela Menezes e Debora Andrade, suas colaboradoras na Oficina da Sustentabilidade.

Fundada em 2011, a empresa utiliza a larga experiência de sua equipe em projetos socioambientais para criar inovações sociais que auxiliem outras companhias a realizarem suas transições para formas mais eficientes, menos dolosas e mais generosas de atuar. Site oficial: http://www.oficinadasustentabilidade.com.br/.

Essa Campolarguense também tornou-se Fellow da Rockfeller Foundation, isto significa que ela foi escolhida entre os 21 empreendedores sociais de grande impacto em seus países no mundo, e fecha agora no mês de janeiro a terceira etapa de preparação para aumentar seu impacto no Brazil, em uma conferência na Indonésia. Esse programa selecionou 21 empreendedores do mundo, somente ela do Brasil.