Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 06:41:43
Geral

Férias escolares não podem ser sinônimo de sedentarismo

Com a prática regular de atividade física, as crianças ficam mais atentas, alegres e com maior disposição para as demais tarefas; dormem melhor e ficam menos propensas a lesões. Cadeirantes, autistas, hipera

Férias escolares não podem ser sinônimo de sedentarismo

27/12/2016

Foi dada a largada para o período de férias. Junto dele está também a época de dormir tarde e acordar mais tarde, comidas mais calóricas, ficar em casa no sofá, videogame, computador, entre outros. Mas a preocupação com a saúde não pode ter descanso, e o sedentarismo não pode ter lugar na vida das crianças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 41 milhões de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo  estão obesas, e isso se deve à má alimentação atrelada à pouca atividade física. Além disso, a OMS também divulgou que menos de 80% dos adolescentes cumprem a recomendação de pelo menos 60 minutos de atividade física diária.

A Reportagem da Folha de Campo Largo conversou sobre o assunto com os Educadores Físicos Emanuel Andrade e Antonio Cezar de Moura, sobre os benefícios da atividade física na infância e também como prevenir o sedentarismo nas férias. “Hoje um dos maiores problemas são as tecnologias sempre à mão. O celular, o computador e o videogame estão disponíveis para as crianças, que pouco brincam ‘lá fora’. Além disso também tem a questão da  segurança, os pais e avós dessa geração tiveram a oportunidade de brincar na rua, privilégio que essa geração não tem”, diz o professor Antonio.