Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 06:32:34
Geral

Alunos do CESPSP voltam a ocupar colégio

Por volta das 15h40, alunos do colégio pacificamente interromperam votação e disseram que não iriam sair da escola. Até então eram 61 votos contrários à ocupação e 31 favorá

Alunos do CESPSP voltam a ocupar colégio

26/10/2016

Por Caroline Paulart

Apesar da decisão na noite de ontem, junto aos pais e diretor do colégio, ser pela desocupação, o Colégio Estadual São Pedro e São Paulo não chegou a formalizar a situação no Núcleo de Educação na manhã de hoje. Um membro da UPES que estava presente no local e acompanhou a reunião havia confirmado a desocupação, o que não foi consolidado. O colégio realizou uma assembleia com a votação de pais e alunos matriculados, que iria até às 16h dessa quarta-feira e foi cancelada.

Por volta das 15h40, alunos do colégio pacificamente interromperam a votação e disseram que não iriam sair da escola. Mesmo com a votação não concluída, os votos foram contabilizados com resultado de 61 contrários a ocupação e 31 favoráveis.

Os alunos autorizaram também que os profissionais do administrativo continuassem fazendo somente serviços internos e na semana que vem, possivelmente, haverá matrícula para novos alunos.

A Documentação de Campo Largo foi consultada e disse que a ocupação fica a critério dos alunos e também da UPES, que podem decidir quem entra e quem pode continuar trabalhando nas dependências da escola.

 

Enem

No dia 19 de outubro o ministro da Educação, Mendonça Filho, declarou que os ocupantes deverão deixar os colégios até o dia 31 de outubro por causa das provas do Enem, que serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. Caso isso não ocorra, as provas poderão ser suspensas nos locais ocupados. Sobre isso a UPES disse que pode estar aberta a diálogo com o governo.

 

Assembleia geral dos estudantes

Hoje foi realizada em Curitiba uma assembleia geral com aproximadamente 400 estudantes e a UPES, Ministério Público, Defensoria Pública e professores que pode definir o destino de 827 unidades em todo o Paraná. Até agora, a Secretaria de Educação já confirmou a desocupação de 159 colàa ocupação e também com relação à morte de um estudante no último dia 24, optaram por deixar o protesto.