Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 07:34:48
Geral

Segurança

Bairros se unem à Polícia Militar, Polícia Civil e Administração Pública pela segurança.

Segurança

09/09/2016

Colaboração Caroline Paulart com supervisão de Danielli Artigas de Oliveira


Os bairros Itaqui, Ouro Verde, Ferrari, Vila de Lourdes e Vila Bancária se uniram com a Polícia Militar, Polícia Civil e Administração Pública para aumentar a sensação de segurança nos bairros. A iniciativa começou no bairro Itaqui, quando o morador Carlos Ribeiro criou um grupo no Whatsapp para integrar os vizinhos.

“Sou administrador do grupo do bairro e só entram pessoas indicadas por aqueles que já fazem parte do grupo. Também integro o grupo de administradores dos bairros, para que nossas ações sejam feitas em conjunto e, assim, consigamos ter bairros unidos”, explica Carlos.

A união entre os bairros e os órgãos públicos veio de um diálogo entre eles. “Primeiramente o prefeito chamou para conversar, incentivou a ideia e já conseguimos a aliança com a Administração Pública e a Guarda Municipal. Depois, quando decidimos reunir os bairros para uma conversa sobre segurança, fomos até a Polícia Militar, procurar por respostas e encontramos policiais prontos a explicar. Também fomos até a Polícia Civil, onde fomos recebidos pelo Dr. Cassiano, que explicou a estrutura que eles possuem. A maioria das reuniões acontecem com a presença de pelo menos um desses órgãos, que conversam com a população”, diz.

Com o auxílio desses órgãos foram pensadas em estratégias de segurança que fizeram diminuir a incidência de assaltos nas casas participantes. Com as reuniões será elaborado um Ofício juntamente com o deputado estadual Alexandre Guimarães que se comprometeu em entregar nas mãos do governador do Paraná, Beto Richa. “Os membros do grupo conseguiram entender como funcionam esses órgãos e também ver as dificuldades que eles têm, como as viaturas que são poucas e não conseguem atender a demanda e a legislação que é falha”, esclarece.

O Capitão Alves, Comandante da 3ª Cia do 17º BPM, diz que a PM vê com bons olhos a participação popular na questão da segurança pública. “A participação popular organizada e conectada à PM, rumo aos mesmos objetivos, vem ao encontro dos anseios da Polícia Militar, pois hoje vivemos a filosofia da Polícia Comunitária”, declara.

No grupo estão proibidas propagandas políticas, mas políticos que queiram somar com as ações são bem-vindos. “Depois que formamos o grupo, conseguimos conquistar direitos com maior facilidade. No Itaqui, por exemplo, já conseguimos asfalto na marginal e tapa-buraco nas ruas que precisavam, caminhão de coleta de lixo nas datas certas e limpeza de áreas comuns com frequência”, conta.