Muito frio e destaque para as Olimpíadas no desfile de Sete de Setembro, na Avenida Centenário.
09/09/2016
Por Luis Augusto Cabral
O público campo-larguense enfrentou frio intenso na manhã de Sete de Setembro, para acompanhar o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil, na Avenida do Centenário. Após cantar o Hino Nacional inteiro e depois o Hino à Independência, os participantes aplaudiram a passagem dos soldados do Exército (Tiro de Guerra), e depois da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, seguindo-se a apresentação dos colégios de todo o Município.
No final do desfile, a presença dos grupos escoteiros, o Centro de Convivência do Idoso Durval Weber, de grupos de motociclistas, de cavaleiros e dos jovens ciclistas, também foram muito aplaudidos pelo público. O evento contou com a participação da Banda Municipal, de sobrevoo de aeronave civil, drone, e o desfile, em destaque, das máquinas fabricadas pela Caterpillar, no Município, inclusive a primeira retroescavadeira produzida na cidade. A “tratorada” da Caterpillar foi muito aplaudida pelo público.
Olimpíadas
Nas alegorias levadas para o desfile, pelas escolas públicas do Município, o destaque foi para as Olimpíadas que foi realizada no Brasil e para as Paralimpíadas, que estão acontecendo. Uma das escolas levou uma tocha olímpica original, que desfilou no revezamento em Campo Largo, no mês passado, e muitos trabalhos dos alunos sobre o tema.
O desfile não foi muito demorado, o tempo estava bom e as crianças, principalmente, gostaram da festa. O prefeito Affonso Portugal Guimarães este ano não pode comparecer ao desfile, em razão das proibições oficiais, devido à campanha eleitoral. Ele foi representado pelo vice-prefeito Flavio Humberto Borges Cordeiro, Bethio. Também estiveram presentes autoridades civis e militares.
Uma pichação política, contra o presidente Temer, coberta por um pano preto, teimava em aparecer, na frente do palanque oficial, quando o sol “derretia” a fita crepe, mas logo uma funcionária voltava para fixar novamente o pano. Esse foi o único detalhe dos prometidos protestos políticos, aqui, os quais não aconteceram.