Tenente Coronel da Reserva assume como secretário de Segurança em setembro. Ele afirma que usará sua experiência de 32 anos na Polícia Militar para tentar diminuir o índice de violência na cidade.
26/08/2016
Por Danielli Artigas de Oliveira
O Tenente Coronel da Reserva Sandoval Heimbecher Ribas (61) assume o cargo de secretário de Segurança no próximo dia 1º de setembro. Em meio à onda de insegurança no município, Sandoval terá um grande desafio pela frente, mas ele afirma que usará sua experiência de 32 anos na Polícia Militar para tentar diminuir o índice de violência na cidade.
Nascido em Palmeira, Sandoval ingressou na Polícia Militar em 1974 e a trabalho percorreu diversas cidades do Paraná. Chegou em Campo Largo como capitão em 1990, onde comandou a 3ª Cia por seis anos. Lembra que na época Campo Largo era razoavelmente tranquila e implantou policiamento com Cartão Programa. “A viatura tinha locais específicos para passar, tanto no policiamento a pé como no motorizado. Eram locais pré-determinados, com maior índice de ocorrências”, explica Sandoval, detalhando que na época havia um efetivo de 80 policiais – número superior ao que tem hoje – e contavam com cinco viaturas.
Sandoval foi promovido a major e ficou na sede do 17º Batalhão, em São José dos Pinhais, onde comandava os 22 municípios da Região Metropolitana. Assumiu o comando do Batalhão por duas vezes, cerca de três anos ao todo - uma experiência importante. “Brigava para aumentar o efetivo em Campo Largo, mesmo na época sendo uma das cidades mais tranquilas da região”, comentou.
Ele lamenta a violência em Campo Largo e a frequência de homicídios, furtos e roubos, como também arrombamentos a residências. Enfatizou que gosta de estar em contato com a população, fazer uma supervisão direta do trabalho realizado, acompanhar no dia-a-dia, e é desta forma que pretende assumir a secretaria de Segurança em setembro.
Valoriza as operações da Polícia Militar que estão sendo realizadas para inibir a violência, dentro do possível e das condições existentes, e destaca que quer colocar sua experiência dentro da Secretaria e agregar no trabalho realizado pela Guarda Municipal para trazer mais segurança. “Quero continuar o trabalho que os secretários anteriores estavam desenvolvendo. Vou estabelecer locais de maior problema, colocar viaturas nas ruas, estabelecer o Cartão Programa para que tenham um destino certo de deslocamento e vou dar andamento ao projeto da Prefeitura em parceria com o Israel, com monitoramento nos bairros, como também reativação das câmeras na região central. Acredito que é muito importante e quero estimular o trabalho que tem sido realizado nos bairros, dos grupos de moradores que estão se unindo ainda mais através dos grupos de WhatsApp”, afirma.