Doação de nota fiscal pode beneficiar hospital. Urnas para depositar os cupons estão em alguns estabelecimentos da cidade.
27/07/2016
Colaboração Caroline Paulart com
supervisão Danielli Artigas de Oliveira
Desde o início do ano é possível reverter o benefício conseguido ao informar o CPF na Nota Paraná em contribuição a instituições filantrópicas. Uma dessas instituições é o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), em Curitiba. Para ajudar basta não informar o CPF no final da compra e depositar cupons fiscais e notas fiscais nas urnas que estão espalhadas pela cidade.
Em Campo Largo, a campanha foi implantada pelos pais do Anderson Paulart Junior, que fez tratamento durante sete anos no hospital contra a Leucemia, mas acabou falecendo em dezembro do ano passado. “Decidimos trazer a campanha para cá porque conhecemos o trabalho do HPP, sabemos da seriedade. Além disso, é um hospital que atende muitas crianças daqui da cidade e até de fora do país. É uma forma de retribuir tudo o que recebemos deles”, conta Raquel Paulart, mãe do Anderson Junior.
Raquel ainda diz que durante todos esses anos de tratamento, o hospital nunca permitiu que faltasse medicamento ou materiais para seus pacientes e sempre pesquisou a fundo casos de doenças mais complicadas. “O Junior, pela imunidade baixa, acabou pegando um fungo e eles não descansaram enquanto não encontraram o medicamento adequado. Isso também aconteceu com outros pacientes.” O hospital, que é famoso pelo tratamento desde crianças recém-nascidas até os 18 anos, conta também com um centro de pesquisas, o Instituto de Pesquisas Pelé Pequeno Príncipe, e a Faculdade Pequeno Príncipe.
As doações feitas através da nota fiscal serão encaminhadas diretamente para o hospital e contribuirão para a compra de materiais e medicamentos não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem quiser participar da campanha deverá primeiramente pedir a nota fiscal sem o CPF no final da compra. Depois poderá seguir um dos dois caminhos. Pode optar por entrar no site da Nota Paraná (www.notaparana.pr.gov.br) e realizar o registro do comprovante no sistema e escolher pela entidade Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, que é a mantenedora do HPP. As notas têm validade de 30 dias após a data da compra. Outra opção é depositar nas urnas dos estabelecimentos, espalhadas nos comércios de Campo Largo. “Sempre dez dias antes de findar o mês, eu e o meu marido iremos recolher nos estabelecimentos participantes que possuem urnas sob nossa responsabilidade e levaremos até o hospital. Coletamos alguns dias antes para que dê tempo do hospital lançar, já que elas possuem data de validade”, explica Raquel.
Alguns estabelecimentos já estão participando e não precisa ter comprado no local para depositar a nota na urna. Você pode realizar a sua doação no Açougue e Mercearia Paulart (Bom Jesus), Açougue do Chaves (Vila Bancária), Mercado Preço Bom (Águas Claras), Mercado Mocelin (Ouro Verde), Colégio Estadual São Pedro e São Paulo (Ferrari), Restaurante Caçarola de Ferro, no Hotel Tullip In (Vila Otto).
Quer participar?
A intenção é distribuir urnas para os mais diversos comércios, colégios e condomínios dos bairros de Campo Largo. Caso o comerciante queira uma urna em seu estabelecimento, pode entrar em contato diretamente com o Hospital pelo telefone (41) 2108-3884 ou (41) 9862-3394. Também é possível entrar em contato com a Raquel (41) 9656-0873 ou com o Anderson (41) 9766-0555. Eles possuem urnas disponíveis em casa e adesivos de participante.
Não é preciso o comerciante levar os comprovantes para Curitiba, pois tanto o Hospital como os pais do Anderson Junior realizam a coleta nos estabelecimentos em datas pré-definidas. “Muitas vezes são jogadas notas fora sem saber que pode beneficiar alguém. Ajudar pode amenizar um pouco do sofrimento que muitas crianças passam”, finaliza Raquel.