Evento destaca oportunidades para sobreviver em tempo de crise. Linhas de crédito com juro baixo e palestra para vender melhor foram destaque.
20/07/2016
Por Danielli Artigas de Oliveira
A Acicla, Sebrae, Associação Comercial do Paraná (ACP) e Fomento Paraná realizaram na quarta-feira (13), no Hotel Tulip Inn, o evento “Sobreviver em tempos de crise, inove!”. Empresários e colaboradores estiveram presentes.
Marcelo Weber, presidente da Acicla, destacou que o evento é fruto de uma parceria de longa data, que visa proporcionar mais conhecimento e entregar mais ferramentas neste momento, que é de crise ou também de oportunidade. Ele comentou a necessidade que as empresas têm de linhas de crédito e que o trabalho realizado por estas entidades é de tornar isso possível, de maneira a estimular a economia de forma bastante viável ao empreendedor.
O evento em Campo Largo faz parte de um ciclo de palestras pelo Paraná. Miguel Espolador Neto, presidente da ACP, comentou que o país atravessa uma fase de turbulências e que é preciso levar mais esperança e oportunidades, para dar a volta por cima, e isso começa com os empresários. “O comércio é o primeiro que sente, mas o primeiro que reage”, enfatiza.
Produtos e linha de crédito
O diretor executivo da ACP, Olívio Zotti, falou sobre produtos e soluções inteligentes para gestão de negócios, colocando a entidade à disposição. São sistemas para análise de carteira, reativação de clientes, classificação de clientes, entre outros. Há também consultoria e orientações. Ele comenta que, por exemplo, 41% dos clientes inadimplentes pagam em até 90 dias quando recebem carta de aviso do SCPC.
Antonio Mileki, gerente de projetos da Fomento Paraná, explicou que este é um banco diferente do comercial e de cooperativas de crédito, porque foi criado exclusivamente para financiamento de atividade econômica. São liberados desde microcréditos de R$ 20 mil, com taxa de juro de apenas 0,61% ao mês aos que pagam em dia, até crédito de R$ 20 milhões para empresas de grande faturamento. Os recursos podem ser utilizados em reformas, informatização, compra de máquinas, capital de giro, entre outros.
Vender mais ou vender melhor?
Esse foi o nome da palestra realizada por Chris Jacob no evento e que de forma bem descontraída conseguiu impactar todos os que estavam presentes. Com ilustrações práticas e voltada ao emocional, Chris conseguiu motivar empresários e colaboradores que estavam ali.
Ela tem 15 anos de atuação em multinacional e sua experiência lhe permite passar uma mensagem que dá mais confiança aos profissionais, de que é possível fazer mais em tempo de crise. Chris afirma que neuromarketing estuda a influência do cérebro no comportamento de consumo e os comerciantes devem usar isso a favor.
Orienta, ainda, que é preciso passar uma boa imagem e boa mensagem ao cliente, sempre se atendo que 83% das decisões são tomadas pela visão e 11% pela audição. Além disso, 90% das compras são inconscientes, levadas pelo emocional, por isso o relacionamento com o cliente ajuda a estimular as vendas. “Quando o cliente é bem atendido, ele volta”, afirma Chris.
Uma das grandes questões que ela levantou e que precisam ser entendidas pelos profissionais, é que “além de saber o que e como você faz seu trabalho, é preciso saber o porquê você faz o que faz, o porquê sua organização existe?”.