Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:28:48
Geral

Hipismo

Campo Largo ganha destaque no hipismo paranaense e brasileiro. Muito foco, ritmo, concentração e amor pelos cavalos.

Hipismo

11/07/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira

Muito foco, ritmo, concentração e amor pelos cavalos. Isso define os resultados obtidos pelas amazonas e cavaleiro que colocaram o nome de Campo Largo em destaque nos campeonatos Paranaense e Brasileiro de Hipismo. Eles participaram na categoria Salto, a modalidade mais conhecida do hipismo e que exige muita técnica dos competidores para vencer os obstáculos.

Vanessa Guerra Persson mora em Campo Largo há oito anos e treina há um ano no Centro Equestre Gallope. Ela conquistou o primeiro lugar no Supercampeonato Paranaense - categoria Escola, na modalidade salto 85cm - realizado em maio na Sociedade Hípica. Com isso ela foi classificada para participar do Campeonato Brasileiro de Escolas de Equitação realizado no último final de semana, dias 01 a 03 de julho, em Porto Alegre.

Conta que voltou a treinar há um ano, depois de muitos anos sem praticar o hipismo. Lembra que quando tinha uns 15 anos treinava na Hípica, mas devido ao trabalho e estudos precisou parar. “Depois que conhece o cavalo, você se apaixona e fica apaixonada pra vida inteira”, declara Vanessa. Foi a primeira vez que ela participou de um campeonato brasileiro e disse que se surpreendeu com o resultado. Até porque nas primeiras provas caiu algumas vezes e se sentiu um pouco insegura, mas superou o medo. “Treinei bastante e consegui. A sensação é maravilhosa”, revela ela, que também ficou com a segunda colocação em equipe no Brasileiro e está bem classificada no ranking da Federação Paranaense de Hipismo.

A campo-larguense Maria Eduarda Pacheco (14) tem se revelado no esporte. Ela ficou em primeiro lugar na 5ª etapa do ranking da Hípica e foi classificada para o Campeonato Brasileiro em Porto Alegre. Ela é integrante da equipe que ficou em primeiro lugar no Paranaense e em terceiro no Brasileiro, ambos na categoria 65cm, incluindo na equipe as amazonas Carmen Mueller Storrer e as irmãs gêmeas Caroline e Camille Oliveira (13). Todas treinam no Gallope e concorreram com competidores de oito estados brasileiros.

Camille ainda ganhou medalha por ter realizado uma prova com “pista limpa”, sem derrubar obstáculo, e dentro do tempo ideal. Ela havia conquistado o terceiro lugar no campeonato paranaense no salto de 65cm.

As amazonas comentam que nas provas é importante estar bem focado, não esquecer os obstáculos, manter o ritmo do cavalo e estar dentro do tempo ideal. Elas, que treinam de terça-feira a domingo, incansavelmente, amam o que fazem e estão bastante estimuladas com o resultado e motivadas a continuar conquistando esses resultados.

Peterson Vosniack de Paula, que também treina no mesmo Centro Equestre, foi campeão paranaense na categoria Junior de 1,40m.