Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:34:27
Geral

Cerejeiras

O belo espetáculo de floração das cerejeiras em Balsa Nova atrai a atenção de vizinhos e visitantes.

Cerejeiras

11/07/2016

Por Luis Augusto Cabral

O belo espetáculo de floração das cerejeiras, na chácara do produtor rural Massato Oda (78), em Balsa Nova, atrai a atenção de vizinhos e visitantes. São cerca de 40 pés da fruta cuja flor é um símbolo da cultura japonesa. As flores enchem o ar e embelezam a chácara, explorada também com a produção de uvas e com um restaurante típico, onde Massato também comercializa vinhos e compotas de produção própria.

“Estas cerejeiras são todas brasileiras, eu trouxe umas mudas do Japão, mas não deu certo. As primeiras mudas eu trouxe de Campo Largo, que tinha em uma praça, mas tenho uma, a mais antiga, com mais de 40 anos”, explicou o produtor, que inicialmente não pensava em utilizar as frutas comercialmente. “As frutas são pequenas, ácidas, os pássaros e as crianças comem muito, mas eu estou pensando em produzir compotas, se a safra for boa esse ano”, disse ele.

Alameda
Massato plantou a maioria das cerejeiras em fila dupla, formando uma espécie de alameda, onde também construiu mesas com bancos, ao ar livre. “Aqui as pessoas vêm para fazer piquenique, trazem as crianças, é uma festa nos finais de semana. Quem prefere, fica no restaurante, mas tem que fazer reserva, antes. Agora, duas semanas são boas, porque as flores das cerejeiras enfeitam o ambiente, dá para fazer muitas fotografias”, explicou ele.

O carro-chefe da chácara é a produção de uva, Itália, Rubi e Moscatel, algumas das mudas trazidas do Japão, da região de Okayama, onde o próprio Massato e seu pai tinham parreirais. A produção é de mais de cinco toneladas-ano, uvas que são colhidas pelos próprios clientes, no sistema “colha-pague”, o que sobra é transformado em vinho artesanal, muito procurado pelos que visitam a chácara.