Governo assina decreto e Campo Largo é liberada para ter Parque Industrial. A Bacia do Itaqui deixa de ser manancial de abastecimento e fica livre para receber nova destinação.
04/07/2016
Nessa quarta-feira (29), foi concluída a desafetação da Bacia do Itaqui, ato administrativo que libera o local para receber o Parque Industrial de Campo Largo. A assinatura do decreto pelo governo do estado foi oficializada em evento na Acicla, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, secretário estadual de Meio Ambiente Paulino Mexia, diretor-presidente da Comec Omar Akel, presidente da Sanepar Mounir Chaowiche, diretor-presidente da Acicla Marcelo Weber, além do prefeito Affonso Portugal Guimarães e o deputado estadual Alexandre Guimarães, dois principais responsáveis pela conquista.
O processo começou em 2013, quando prefeito e deputado solicitaram a transposição da captação de água da Bacia do Itaqui para o Rio Verde. Com a aprovação da Sanepar e órgãos ambientais, a obra foi finalizada em 2015 e tornou o abastecimento da cidade mais abrangente e moderno. O investimento foi de R$ 38,6 milhões.
O próximo passo era a desafetação, que muda o destino para o qual se utiliza o bem público. No caso da Bacia, deixa de ser manancial de abastecimento e fica livre para receber nova destinação – tornar-se sede do Parque Industrial da Cidade. A etapa foi concluída nessa quarta e a Prefeitura está livre para elaborar o projeto do Parque.
“A maioria da população não tem noção do que vai acontecer com a cidade após a conclusão do Parque Industrial. Sou técnico, não político. Posso dizer que vai revolucionar a realidade industrial da cidade, gerando empregos e renda”, afirma o secretário Paulino Mexia.
Valdir Rossoni ressalta a importância do trabalho do deputado estadual Alexandre Guimarães para que o sonho virasse realidade. “Desde o segundo dia que estou na Secretaria, o Alexandre não sai de lá pedindo coisas para Campo Largo. Essa parceria foi fundamental”, diz o secretário. “Vou dar uma carteirinha da Sanepar para o Alexandre, porque ele não sai de lá, levando demandas e insistindo nas respostas”, brincou Chaowiche, presidente da Sanepar.
Parceria com o governo do estado
Para o prefeito, a desafetação é mais uma prova da importância da parceria que se estabeleceu com o governo do estado. “Meu filho ajudou muito nessa aproximação com o estado. Hoje eu posso dizer que realmente trabalhamos em parceria. Sem isso, seria muito mais difícil alcançar conquistas tão grandes e tão complexas como essa”, ressalta.
“Na minha primeira semana como secretário de Governo, em 2013, já conversei com o governo do estado e colocamos como meta vencer as burocracias e realizar esse sonho de ter nosso Parque Industrial. Foram anos de esforço, mas quando os resultados começarem a chegar, os empregos começarem a crescer, vamos olhar para trás e dizer que valeu a pena o suor”, enfatiza o parlamentar.