Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:41:17
Geral

Arte de rua

Foi realizada nos muros do Colégio Estadual Macedo Soares uma intervenção artística que envolve grafite e arte de rua.

Arte de rua

01/07/2016

No último sábado (25) foi realizada nos muros do Colégio Estadual Macedo Soares uma intervenção artística que envolve grafite e arte de rua. A intervenção já estava prevista dentro do Plano de Ação do colégio, cuja intenção era aproximar a comunidade da escola, derrubando preconceitos criados por pais, alunos e professores.

A diretora Jurema Gonçalves dos Santos explica que um dos objetivos é mostrar que a arte não está apenas nos museus. “Com essas pinturas queremos mostrar que a arte está em todos os lugares, não somente naquele quadro que vale milhões em uma exposição. A arte também é democrática, está ao acesso de qualquer pessoa que se disponha a fazê-la”.

O realizador do projeto é o grafiteiro campo-larguense Kalibb Dalher Ribeiro, que foi aluno do Macedo Soares. “Eu comecei porque tinha no videogame um jogo que o personagem grafitava. Comecei a pesquisar cada vez mais e me interessar por desenhos, fui pintando e hoje é o que me sustenta, paga as minhas contas, é o meu ganha-pão”. Ele também acredita que o incentivo é a chave para despertar a arte. “Tem muito aluno que admira e até gostaria de participar, fazer as pinturas, mas que por falta de incentivo ou medo do preconceito acaba deixando de lado”, diz.

O colégio realizou o 2º Encontro de Grafiteiros onde cerca de 60 artistas participaram. Ainda não foi possível viabilizar a participação de alunos do colégio para a pintura dos muros. “Vamos realizar um workshop com os alunos, explicando o que é, como funcional, quais são as técnicas, além de mostrar as outras vertentes da arte de rua, como o skate e a dança de rua. Após esse contato direto eles terão maiores possibilidades de participar ativamente”, explica Kalibb.

Para este ano ainda estão previstas mais intervenções artísticas como essas, mas dentro do colégio, utilizando como tema as Olimpíadas Rio 2016.

Quer participar?
Kalibb orienta o curso de grafitagem no Centro de Juventude, na Avenida Ademar de Barros, próximo ao Centro Médico Hospitalar. O adolescente interessado deve comparecer ao Centro acompanhado do responsável para realizar a inscrição. As aulas de grafite acontecem todas as quarta-feiras. Além disso, o Centro conta com aulas como teatro, skate, informática, zumba e dança de rua.

Quer ajudar?
Kalibb montou um projeto chamado “Hoje a rua é nossa”, junto com mais um colega de profissão, Tiago Andrade, que leva a cultura do HipHop para as escolas e em eventos para adolescentes. O projeto precisa de voluntários para ajudar nas aulas de dança de rua, skate, cursos de MC e DJ e na organização do projeto em si. “O que nós buscamos com o projeto é trabalhar com o adolescente, com o jovem, para que ele não se envolva com más companhias e opte pelo caminho do crime. Adolescente não pode ficar com a mente vazia”, finaliza.
O projeto está aberto para contato com escolas, colégios e demais empresas da região.